Economia

Febraban dá dicas para compras seguras no “Esquenta Black Friday”

Lojas virtuais e físicas de comércio já se agitam com os anúncios de ofertas e promoções para a Black Friday, neste início de novembro. Os consumidores que veem a oportunidade para aproveitar preços e adiantar as compras de Natal, devem ficar atentos a alguns perigos.

Os usuários recebem grandes quantidades de ofertas e, ao mesmo tempo, as quadrilhas aproveitam o momento de euforia para aplicar golpes usando “engenharia social”. Também se passam por empresas conhecidas e lojas específicas para enganar os usuários e, além disso, as informações pessoais e confidenciais são utilizadas para concretizar golpes financeiros.

Os criminosos aproveitam a Black Friday para fazerem abordagens criminosas em páginas falsas que simulam e-commerce; promoções falsas enviadas por e-mails, além de SMS e mensagens de WhatsApp. Além da criação de perfis falsos que investem em mídia para aparecer em páginas e stories de redes sociais, e ainda com depoimentos falsos de compradores.

De acordo com José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, o cuidado tem que ser redobrado. Portanto é necessário muita atenção. “Tome muito cuidado em ofertas com preços muito abaixo do normal e com links enviados em mensagens. Dê preferência para sites e lojas conhecidas em suas compras, pesquise a reputação do varejista e faça comparação de preços. Não compre por impulso”, alerta.

Conforme o diretor é necessário a atenção nas redes sociais. “Também esteja alerta com a criação de páginas e perfis falsos em redes sociais, como Instagram. As quadrilhas copiam a identidade visual de grandes marcas e patrocinam posts com ofertas tentadoras. O patrocínio de posts é uma estratégia para potencializar a visualização com a finalidade de concretizar os golpes”, acrescenta Gomes.

Leia a seguir dicas para não cair em golpes no esquenta da Black Friday

Cuidados com compras online

  • Nunca use um computador público, ou de um estranho para efetuar compras, ou ainda, coloque seus dados bancários;
  • Verifique com atenção as formas de pagamento oferecidas pelo e-commerce e desconfie quando existem poucas opções;
  • Sempre cheque as políticas de troca e devoluções das lojas e,
  • Dê preferência ao modelo de compra garantida, onde a plataforma retém o valor até a sinalização positiva do comprador.

Atenção nas redes sociais e com perfis falsos

  • Desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto, pois criminosos se utilizam da empolgação dos consumidores em fazer um grande negócio para coletar informações e aplicar golpes;
  • Nunca preencha formulários com dados pessoais para ter acesso às promoções da Black Friday;
  • Golpistas criam perfis falsos de lojas e patrocinam posts nas redes sociais para enganar o consumidor. Verifique se a página tem selo de autenticação, número de seguidores compatíveis, assim como comentários de outros compradores. Desconfie de páginas recém-criadas.

Cuidados com o cartão

  • De preferência para o uso de cartão virtual nas compras online
  • Use o serviço de avisos por SMS de transações feitas ou outros meios disponibilizados pelos bancos, que informam o valor realizado para cada transação, instantaneamente
  • Se for fazer uma compra presencial com cartão, sempre confira o valor na maquininha  antes de digitar a sua senha. Identificando problemas no visor, a transação não deve ser concluída
  • Insira você mesmo o cartão na maquininha. Caso tenha entregado o cartão ao vendedor, sempre verifique se o cartão devolvido é realmente o seu. Golpistas costumam aproveitar o momento de empolgação e aglomeração no comércio de rua para trocar o seu cartão.

Fique atento na hora de pagar com Pix e boletos

  • Se for pagar com Pix, sempre faça o pagamento dentro do ambiente da loja virtual. Quando o varejista fornecer o código QR Code, confira com atenção todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro. Só após essa checagem detalhada, faça a transferência;
  • Se for pagar a compra com boleto, confira quem é a empresa beneficiária que aparece no momento do pagamento do boleto, no aplicativo ou site do banco. Se o nome for diferente da marca ou empresa onde a compra foi feita, a transação não deve ser concluída.

Fonte: Da Redação

Josiele Oliveira

Recent Posts

Sine oferta 109 vagas para Roraima nesta sexta-feira, 22

Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira, além de vagas exclusivas…

14 minutos ago

Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão

Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo

14 horas ago

Polícia faz buscas em casa de servidor público que furtou seis tablets da escola onde ele trabalhava em Boa Vista

Segundo as investigações, o mesmo homem teria furtado e vendido mais de 50 cadeiras e…

15 horas ago

Contribuintes de Roraima têm até o final do ano para destinar parte do Imposto de Renda para projetos culturais e esportivos

Todo contribuinte que faz a declaração do IR pelo formulário completo pode reverter 6% do…

15 horas ago

Jovens e crianças do projeto ‘Coral ArtCanto’ iniciam ensaios para o Natal da Paz 2024

Grupo terá 9 apresentações durante o maior espetáculo natalino de Roraima, contando com 150 coristas

16 horas ago

Reforço na segurança da capital: Arthur Henrique empossa mais 90 novos guardas civis municipais

Cerimônia marca a conclusão do chamamento dos 150 aprovados no concurso de 2023

17 horas ago