Lojas virtuais e físicas de comércio já se agitam com os anúncios de ofertas e promoções para a Black Friday, neste início de novembro. Os consumidores que veem a oportunidade para aproveitar preços e adiantar as compras de Natal, devem ficar atentos a alguns perigos.
Os usuários recebem grandes quantidades de ofertas e, ao mesmo tempo, as quadrilhas aproveitam o momento de euforia para aplicar golpes usando “engenharia social”. Também se passam por empresas conhecidas e lojas específicas para enganar os usuários e, além disso, as informações pessoais e confidenciais são utilizadas para concretizar golpes financeiros.
Os criminosos aproveitam a Black Friday para fazerem abordagens criminosas em páginas falsas que simulam e-commerce; promoções falsas enviadas por e-mails, além de SMS e mensagens de WhatsApp. Além da criação de perfis falsos que investem em mídia para aparecer em páginas e stories de redes sociais, e ainda com depoimentos falsos de compradores.
De acordo com José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, o cuidado tem que ser redobrado. Portanto é necessário muita atenção. “Tome muito cuidado em ofertas com preços muito abaixo do normal e com links enviados em mensagens. Dê preferência para sites e lojas conhecidas em suas compras, pesquise a reputação do varejista e faça comparação de preços. Não compre por impulso”, alerta.
Conforme o diretor é necessário a atenção nas redes sociais. “Também esteja alerta com a criação de páginas e perfis falsos em redes sociais, como Instagram. As quadrilhas copiam a identidade visual de grandes marcas e patrocinam posts com ofertas tentadoras. O patrocínio de posts é uma estratégia para potencializar a visualização com a finalidade de concretizar os golpes”, acrescenta Gomes.
Fonte: Da Redação
Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira, além de vagas exclusivas…
Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo
Segundo as investigações, o mesmo homem teria furtado e vendido mais de 50 cadeiras e…
Todo contribuinte que faz a declaração do IR pelo formulário completo pode reverter 6% do…
Grupo terá 9 apresentações durante o maior espetáculo natalino de Roraima, contando com 150 coristas
Cerimônia marca a conclusão do chamamento dos 150 aprovados no concurso de 2023