Lojas virtuais e físicas de comércio já se agitam com os anúncios de ofertas e promoções para a Black Friday, neste início de novembro. Os consumidores que veem a oportunidade para aproveitar preços e adiantar as compras de Natal, devem ficar atentos a alguns perigos.
Os usuários recebem grandes quantidades de ofertas e, ao mesmo tempo, as quadrilhas aproveitam o momento de euforia para aplicar golpes usando “engenharia social”. Também se passam por empresas conhecidas e lojas específicas para enganar os usuários e, além disso, as informações pessoais e confidenciais são utilizadas para concretizar golpes financeiros.
Os criminosos aproveitam a Black Friday para fazerem abordagens criminosas em páginas falsas que simulam e-commerce; promoções falsas enviadas por e-mails, além de SMS e mensagens de WhatsApp. Além da criação de perfis falsos que investem em mídia para aparecer em páginas e stories de redes sociais, e ainda com depoimentos falsos de compradores.
De acordo com José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, o cuidado tem que ser redobrado. Portanto é necessário muita atenção. “Tome muito cuidado em ofertas com preços muito abaixo do normal e com links enviados em mensagens. Dê preferência para sites e lojas conhecidas em suas compras, pesquise a reputação do varejista e faça comparação de preços. Não compre por impulso”, alerta.
Conforme o diretor é necessário a atenção nas redes sociais. “Também esteja alerta com a criação de páginas e perfis falsos em redes sociais, como Instagram. As quadrilhas copiam a identidade visual de grandes marcas e patrocinam posts com ofertas tentadoras. O patrocínio de posts é uma estratégia para potencializar a visualização com a finalidade de concretizar os golpes”, acrescenta Gomes.
Fonte: Da Redação
Evento ocorre no dia 27 de novembro no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação
Consumidores devem entrar em contato com os canais oficiais caso tenham dúvidas sobre o mutirão…
Doença ou questões logísticas permitem ao candidato fazer nova prova
Imunização é a melhor forma de se prevenir e evitar surtos das doenças
Grupo musical também vai promover aulas com estudantes de música. Objetivo é dar oportunidade de…
Vítima morava em Florianópolis e viajou para Roraima, mas em seguida foi levada para o…