Economia

FIER e CNI premiam personalidades, instituições e empresários que contribuíram com a indústria roraimense

A Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER), juntamente com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), homenageou e premiou com troféus e medalhas de honra ao mérito as personalidades, instituições e empresários que se destacaram nos últimos anos contribuindo com o desenvolvimento do setor industrial roraimense.

O evento, denominado de ‘Prêmio Mérito Industrial 2023’, ocorreu na noite dessa sexta-feira (20), no espaço Nobre. Além disso, a cerimônia contou com a presença de empresários dos mais diversos seguimentos. Assim como, representantes de instituições, sindicatos, do Governo de Roraima, Assembleia Legislativa (ALE-RR), além de outros convidados.

Nos últimos anos, o evento não ocorreu em razão da pandemia da covid-19, que assolou o Brasil. Por isso, as honrarias entregues na noite de sexta-feira foram referentes aos anos de 2019, 2021 e 2023.

A solenidade iniciou com o Prêmio da Ordem do Mérito Industrial da CNI. Houve a entrega de medalhas, honraria considerada como a principal homenagem prestada como reconhecimento a aqueles que se destacaram em Roraima. Ressaltando os setores como empreendedorismo e trabalho para o desenvolvimento da indústria e em defesa da livre iniciativa.

A criação do prêmio ocorreu no ano de 1950 com o propósito de reconhecer e homenagear pessoas que contribuem para o desenvolvimento do setor produtivo e construção de um país próspero.

Homenageados do prêmio

Nessa categoria foi homenageado com diploma e uma comenda Nelson Massami Itikawa, empresário industrial no setor de arroz desde 1981 em Roraima. Ele é proprietário das empresas Planejamento Agropecuário e Assessoria e Itikawa Indústria e Comércio Ltda.

Em seguida foi a vez de homenagear o ex-presidente da FIER, Rivaldo Fernandes Neves, que faleceu em 2020. Além de empresário do ramo da construção civil, ele esteve por mais de 16 anos à frente do Sistema FIER. A honraria foi entregue ao filho dele, Caio Vasconcelos Neves.

Sob aplausos, também foi agraciado o empresário indicado pelo Conselho de representantes da FIER, Clerlânio Fernandes de Holanda, cuja indicação foi aprovada e homologada pela CNI.

“Esse prêmio realmente reconhece o trabalho desenvolvido não só pelos empresários, mas também por instituições. Estou muito feliz por receber a maior honraria da indústria brasileira: a Ordem do Mérito Industrial da CNI, concedida a personalidades que contribuíram significamente para o setor industrial”, disse entusiasmado.

Outra categoria

O evento contou, ainda, com o Prêmio do Mérito Industrial da FIER, criado em 2001, com periodicidade bianual, com o propósito de reconhecer e homenagear personalidades, instituições e empresários que se destacaram e contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento do setor industrial do Estado.

De acordo com a presidente da FIER, empresária industrial Isabel Itikawa, é de suma importância realizar o evento para valorizar todo o empenho e trabalho desenvolvido em prol do crescimento da indústria local.

“Para a Federação das Indústrias esse evento é de extrema importância. Eu diria que homenagear os empresários, personalidades e instituições é uma alegria muito grande, pois está valorizando aqueles que fizeram e construíram o desenvolvimento do nosso Estado no apoio a nossa indústria. Indústria forte é Estado forte”, avaliou.

Do mesmo modo, a solenidade contou, ainda, com a presença do chanceler da Ordem do Mérito Industrial junto à CNI e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, que veio a Roraima especialmente prestigiar o evento e entregar algumas honrarias. ​

“A CNI, por meio do Mérito Industrial, traz a possibilidade das pessoas verem o seu trabalho no seu estado ser reconhecido. E hoje [sexta-feira] reconhecemos não só pessoas que estão ativamente contribuindo, mas aqueles que já morreram e deixaram um grande legado para Roraima e para o setor industrial”, disse.

Homenageados e premiados:

Prêmio da Ordem do Mérito Industrial da CNI

  • Empresário Nelson Massami Itikawa;
  • Ex-presidente da FIER, Rivaldo Fernandes Neves (in memoriam);
  • Empresário Clerlanio Fernandes de Holanda.

Prêmio do Mérito Industrial da FIER

  • José Almir de Lima (in memoriam);
  • Robério Bezerra de Araújo;
  • Jhonatan Pereira de Jesus;
  • Tânia Soares de Souza.

Instituições

  • Sebrae-RR;
  • Embrapa-RR.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

Autorização foi feita hoje na composição das vacinas Spikevax

13 horas ago

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE

17 horas ago

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023

18 horas ago

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

Medida proíbe uso do produto para fins estéticos

19 horas ago

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações

20 horas ago

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

1 dia ago