A Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER), juntamente com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), homenageou e premiou com troféus e medalhas de honra ao mérito as personalidades, instituições e empresários que se destacaram nos últimos anos contribuindo com o desenvolvimento do setor industrial roraimense.
O evento, denominado de ‘Prêmio Mérito Industrial 2023’, ocorreu na noite dessa sexta-feira (20), no espaço Nobre. Além disso, a cerimônia contou com a presença de empresários dos mais diversos seguimentos. Assim como, representantes de instituições, sindicatos, do Governo de Roraima, Assembleia Legislativa (ALE-RR), além de outros convidados.
Nos últimos anos, o evento não ocorreu em razão da pandemia da covid-19, que assolou o Brasil. Por isso, as honrarias entregues na noite de sexta-feira foram referentes aos anos de 2019, 2021 e 2023.
A solenidade iniciou com o Prêmio da Ordem do Mérito Industrial da CNI. Houve a entrega de medalhas, honraria considerada como a principal homenagem prestada como reconhecimento a aqueles que se destacaram em Roraima. Ressaltando os setores como empreendedorismo e trabalho para o desenvolvimento da indústria e em defesa da livre iniciativa.
A criação do prêmio ocorreu no ano de 1950 com o propósito de reconhecer e homenagear pessoas que contribuem para o desenvolvimento do setor produtivo e construção de um país próspero.
Nessa categoria foi homenageado com diploma e uma comenda Nelson Massami Itikawa, empresário industrial no setor de arroz desde 1981 em Roraima. Ele é proprietário das empresas Planejamento Agropecuário e Assessoria e Itikawa Indústria e Comércio Ltda.
Em seguida foi a vez de homenagear o ex-presidente da FIER, Rivaldo Fernandes Neves, que faleceu em 2020. Além de empresário do ramo da construção civil, ele esteve por mais de 16 anos à frente do Sistema FIER. A honraria foi entregue ao filho dele, Caio Vasconcelos Neves.
Sob aplausos, também foi agraciado o empresário indicado pelo Conselho de representantes da FIER, Clerlânio Fernandes de Holanda, cuja indicação foi aprovada e homologada pela CNI.
“Esse prêmio realmente reconhece o trabalho desenvolvido não só pelos empresários, mas também por instituições. Estou muito feliz por receber a maior honraria da indústria brasileira: a Ordem do Mérito Industrial da CNI, concedida a personalidades que contribuíram significamente para o setor industrial”, disse entusiasmado.
O evento contou, ainda, com o Prêmio do Mérito Industrial da FIER, criado em 2001, com periodicidade bianual, com o propósito de reconhecer e homenagear personalidades, instituições e empresários que se destacaram e contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento do setor industrial do Estado.
De acordo com a presidente da FIER, empresária industrial Isabel Itikawa, é de suma importância realizar o evento para valorizar todo o empenho e trabalho desenvolvido em prol do crescimento da indústria local.
“Para a Federação das Indústrias esse evento é de extrema importância. Eu diria que homenagear os empresários, personalidades e instituições é uma alegria muito grande, pois está valorizando aqueles que fizeram e construíram o desenvolvimento do nosso Estado no apoio a nossa indústria. Indústria forte é Estado forte”, avaliou.
Do mesmo modo, a solenidade contou, ainda, com a presença do chanceler da Ordem do Mérito Industrial junto à CNI e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, que veio a Roraima especialmente prestigiar o evento e entregar algumas honrarias.
“A CNI, por meio do Mérito Industrial, traz a possibilidade das pessoas verem o seu trabalho no seu estado ser reconhecido. E hoje [sexta-feira] reconhecemos não só pessoas que estão ativamente contribuindo, mas aqueles que já morreram e deixaram um grande legado para Roraima e para o setor industrial”, disse.
Prêmio da Ordem do Mérito Industrial da CNI
Prêmio do Mérito Industrial da FIER
Instituições
Fonte: Da Redação
Autorização foi feita hoje na composição das vacinas Spikevax
Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE
De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro