Economia

Imposto de Renda: Receita Federal paga lote da malha fina nesta segunda-feira, 30

Aproximadamente 144 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências com o Fisco acertarão as contas nesta segunda-feira (30). A Receita Federal pagará o lote da malha fina de dezembro. O pagamento também contempla restituições residuais de anos anteriores.

Ao todo, 144.225 contribuintes receberão R$ 448,96 milhões. Desse total, R$ 290,87 milhões irão para contribuintes com prioridade no reembolso.

Por causa das enchentes no Rio Grande do Sul, neste ano, os contribuintes gaúchos estão na lista de prioridades.

Em relação à lista de prioridades, a maior parte, corresponde a 64.089 contribuintes. Eles informaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda. Ou, ainda, usaram a declaração pré-preenchida. Desde o ano passado, a informação da chave Pix dá prioridade no recebimento.

Conforme a Receita Federal, em segundo há 27.264 contribuintes entre 60 e 79 anos. Em terceiro, aparecem 7.435 contribuintes residentes no Rio Grande do Sul. Em quarto, estão 5.997 pessoas cuja maior fonte de renda é o magistério. Os demais contribuintes prioritários são 5.617 idosos acima de 80 anos e 2.697 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

Chave PIX

A lista é concluída com 31.126 contribuintes que não informaram a chave PIX e não se encaixam em nenhuma das categorias de prioridades legais.

A consulta está disponível desde o último dia 23, na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no botão Consultar a Restituição. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

De acordo com a Receita o pagamento é realizado na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Contudo, caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), tendo dessa forma tirar o extrato da declaração. Se houver pendência, a pessoa pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Prazo para resgate

Por outro lado, se por algum motivo, não houver o depósito da restituição na conta informada na declaração – como no caso de conta desativada – os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Dessa forma o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome. Nesse caso, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Por fim, ao entrar na página, a pessoa deve acessar o menu Declarações e Demonstrativos, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária“.

Fonte: Agência Brasil

Josiele Oliveira

Recent Posts

Senador diz que vai acionar Conselho de Ética contra Hiran

Parlamentares tiveram uma discussão em sessão da Comissão de Assuntos Sociais por causa de um…

3 minutos ago

Mais de 250 mil roraimenses estão endividados, mostra Serasa

Dado, referente ao mês de novembro, é do Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas…

1 hora ago

Passe Livre Estudantil é aprovado pela Câmara de Vereadores de Boa Vista

Com a aprovação, o Passe Livre Estudantil poderá valer a partir de 1º de fevereiro…

2 horas ago

Câmara Municipal de Boa Vista aprova seletivo da Educação com 3,4 mil vagas

Projeto de Lei, de autoria do prefeito Arthur Henrique, foi votado em caráter de urgência…

2 horas ago

Boa Vista celebra avanço na educação com mais de 70 % de alunos alfabetizados em 2025

Conquista é celebrada com homenageia aos professores da rede municipal

2 horas ago

Moradores de 35 bairros recebem 205 títulos definitivos

Regularização fundiária avança e ultrapassa a marca de 2 mil títulos entregues desde 2021

3 horas ago