Economia

O combate à febre aftosa em Roraima: Estado se prepara para a certificação sem vacinação

Em 2021, Roraima ultrapassou 1 milhão de cabeças de gado, conforme a Secretaria de Estado da Agricultura. Os números mostram a força da criação de gado para a economia local. Contudo, tão importante quanto o crescimento do rebanho, é o trabalho de combate à febre aftosa.

Desde 2017, o Estado está livre da doença com a vacinação. E, em seguida, no ano de 2018, obteve o reconhecimento internacional. No entanto, isso foi resultado de muito trabalho e do apoio de Romero Jucá (MDB). E é essa a história que ele conta no seu novo vídeo da série Legados, publicado nesta quinta-feira (9).

“A criação de gado é importante para Roraima. Porque ela gera renda para os pequenos produtores e para as comunidades indígenas. No entanto, a gente não podia vender para os outros mercados porque o Estado não tinha a certificação”.

Então, para resolver isso, ele tratou com o Ministério da Agricultura, ajustou o orçamento e cobrou dos governos locais. “A gente fez um plano para combater a doença. Mas, ele dependia de investimentos e do esforço do Governo do Estado para cumprir todas as etapas”.

Assim, em 2015, como o relator do orçamento, Romero Jucá deu atenção especial à questão. “Nós fortalecemos a Agência de Defesa Agropecuária (Aderr). Trouxemos carros e mais de 70 mil vacinas para o gado das comunidades indígenas. E assim, nós melhoramos o combate à febre aftosa no Estado”.

O combate à febre aftosa: os ministros elogiam o trabalho

O Estado teve o último caso da doença em 2001. Desde então, como senador, Romero Jucá trabalhou no combate à febre aftosa. E vários ministros reconheceram o seu esforço.

Em 2015, por exemplo, a titular da pasta, Kátia Abreu, elogiou o apoio de Romero Jucá. “Graças ao esforço dele, estendemos a nossa luta contra as principais doenças que afetam a produção no país”.

Já em 2017, foi a vez do Ministro Blairo Maggi, destacar o esforço. “Os meus cumprimentos ao senador Romero Jucá pela sua persistência e a forma como atua em prol do Estado”.

No mesmo ano, o Estado ficou livre da doença com a vacinação. Hoje, a produção de carne atende o mercado local. E além disso, o Estado vende bois para o Amazonas.

Livre de aftosa sem vacinação

Conforme a Aderr, este ano, a primeira fase da campanha chegou a 95% do rebanho. Ou seja, mais de 1 milhão de animais receberam a vacina até maio.

Além disso, o Brasil trabalha para que todos os Estados tenham o certificado de livre da febre aftosa sem a vacinação. Hoje, só quatro Estados, bem como, parte do Amazonas e do Mato Grosso, estão nesta condição.

No entanto, até o fim do ano, mais seis Estados e o Distrito Federal vão suspender a vacina. E em Roraima, o debate sobre o tema já começou. Assim, a meta é que o país tenha o certificado internacional de área livre da febre aftosa sem a vacinação até 2026.

Clique aqui para conhecer mais sobre a história do combate à febre aftosa em Roraima.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Inscrições na residência em Medicina Veterinária seguem até 2 de fevereiro

Vagas são distribuídas nos seis programas de residência

11 horas ago

Empretec abre inscrições em Boa Vista para nova turma de desenvolvimento empreendedor

Seminário é voltado para quem deseja empreender, já possui negócio ou busca melhorar a gestão

12 horas ago

É falso que beneficiários do Bolsa Família serão impedidos de sacar em dinheiro

Serviço de checagem Senado Verifica alerta para boato sobre mudanças no programa Bolsa Família

13 horas ago

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país

Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza

14 horas ago

Prefeitura de Bonfim rescinde contrato milionário com construtora após investigação do TCE-RR

Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…

15 horas ago

Prefeitura entrega escola no bairro Araceli, com oferta de 840 novas vagas

Nova fase da educação municipal inclui mais unidades de ensino, mais vagas e transporte modernizado

15 horas ago