Prazo para declarar Imposto de Renda segue aberto: confira dicas e não deixe para última hora

Quanto mais cedo os documentos forem enviados à Receita Federal, maior chance de receber a restituição nos primeiros lotes

Prazo para declarar Imposto de Renda segue aberto: confira dicas e não deixe para última hora
Declaração do Imposto de Renda – Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O prazo para declarar o Imposto de Renda 2024 está aberto desde o dia 15 de março e segue até 31 de maio. Quanto mais cedo os documentos forem enviados à Receita Federal, maior chance de receber a restituição nos primeiros lotes.

Conforme Medida Provisória editada pelo governo federal em fevereiro deste ano, a faixa e renda isenta do imposto de renda foi ampliada. Aqueles que receberam até R$2.824 por mês ou então tiveram uma renda de até R$ 30.639,90 no ano de 2023, estão desobrigados a declarar. Esse valor inclui salários, aposentadorias, pensões e aluguéis.

Na declaração são inseridas informações relacionadas a bens imóveis, automóveis, valores disponíveis em conta corrente e investimentos, tanto os de renda variável quanto fixa, como ações e renda fixa, entre outros.

Também são informadas despesas médicas, educacionais, entre outras. O contribuinte pode optar entre a declaração completa ou a simplificada. A primeira, é direcionada para quem tem mais despesas para abater e mais de uma fonte de renda. Por outro lado, a simplificada é indicada para quem tem poucos gastos e apenas uma fonte de renda.

Por meio das Leis de Incentivos Fiscais, é possível destinar até 3% dos impostos a serem pagos para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e até 3% aos Fundos do Idoso, caso o contribuinte opte, assim, pelo modelo completo de declaração. É importante lembrar que não é possível escolher especificamente o projeto que receberá a doação, mas sim o Fundo (estadual, municipal ou nacional).

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x