Economia

Primeira parcela do décimo terceiro deve ser depositada hoje

O décimo terceiro salário tem a primeira parcela depositada até esta sexta-feira (29). A partir de 1º de dezembro, o empregado com carteira assinada começará a receber a segunda parcela, que deve cair na conta o trabalhador até 20 de dezembro.

Conforme o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o salário extra injetará R$ 321,4 bilhões na economia neste ano. Em média, cada trabalhador deverá receber R$ 3.096,78.

Essas datas valem apenas para os trabalhadores na ativa. Como nos últimos anos, o décimo terceiro dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) caiu antecipadamente. A primeira parcela aconteceu entre 24 de abril a 8 de maio. Por fim, a segunda saiu de 24 de maio a 7 de junho.

Quem tem direito

Segundo a Lei 4.090/1962, que criou a gratificação natalina, têm direito ao décimo terceiro aposentados, pensionistas e quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 15 dias. Dessa forma, o mês em que o empregado tiver trabalhado 15 dias ou mais será contado como mês inteiro, com pagamento integral da gratificação correspondente àquele mês.

Trabalhadores em licença maternidade e afastados por doença ou por acidente também recebem o benefício. No caso de demissão sem justa causa, o cálculo do décimo terceiro deve acontecer proporcionalmente ao período trabalhado e pago junto com a rescisão. No entanto, o trabalhador perde o benefício caso dispensado com justa causa.

Cálculo proporcional

O pagamento do décimo terceiro salário só acontecerá integralmente a quem trabalha há pelo menos um ano na mesma empresa. Quem trabalhou menos tempo receberá proporcionalmente. O cálculo ocorre da seguinte forma: a cada mês em que trabalha pelo menos 15 dias, o empregado tem direito a 1/12 (um doze avos) do salário total de dezembro. Dessa forma, o cálculo do décimo terceiro considera como um mês inteiro o prazo de 15 dias trabalhados.

A regra que beneficia o trabalhador o prejudica no caso de excesso de faltas sem justificativa. O mês inteiro será descontado do décimo terceiro se o empregado deixar de trabalhar mais de 15 dias no mês e não justificar a ausência.

Tributação

O trabalhador deve estar atento quanto à tributação do décimo terceiro. Sobre o décimo terceiro incide tributação de Imposto de Renda, INSS e, no caso do patrão, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. No entanto, só há cobrança de tributos no pagamento da segunda parcela.

A primeira metade do salário ocorre integralmente, sem descontos. A tributação do décimo terceiro fica informada num campo especial na declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física.

Fonte: Agência Brasil

Lara Muniz

Recent Posts

Obras de modernização e ampliação do Aeroporto Internacional de Boa Vista são concluídas

Cerimônia de entrega oficial aconteceu nesta quinta-feira, 28

59 minutos ago

Mulher com aneurisma internada no HGR espera respostas para TFD há quatro meses

Familiares enviam mensagens para o setor responsável pelo TFD mas a equipe diz que não…

1 hora ago

Turmas de Balé e Dança se apresentam em dois espetáculos nesta sexta-feira, 29

Espetáculos acontecem na sala Roraimeira do Teatro Municipal e marcam o encerramento das atividades neste…

3 horas ago

Sine oferta 59 vagas para Roraima nesta sexta-feira, 29

Interessados têm até as 13h30 para se cadastrar na Setrabes

5 horas ago

Brasil amplia diagnóstico de HIV e cumpre mais uma meta da ONU

Ministério da Saúde anunciou cumprimento da segunda das três metas da Organizações das Nações Unidas…

18 horas ago

LOA 2025: deputados têm até 11 de dezembro para apresentar emendas para construção do orçamento anual

Votação da Lei Orçamentária Anual 2025 está prevista para 19 de novembro. Assembleia recebeu mais…

19 horas ago