Produtores têm até 30 de setembro para declarar Imposto Rural à Receita

Quem não cumprir o prazo deve pagar multa de 1% ao mês ou fração de atraso, calculada sobre o imposto

Produtores têm até 30 de setembro para declarar Imposto Rural à Receita
Produtores têm até o fim de setembro para declarar imposto – Foto: Divulgação

Começou ontem (16) o período de envio da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) de 2021 para a Receita Federal. O prazo segue até o dia 30 de setembro.

A declaração deve ser feita pelo computador no site da Receita Federal. De acordo com o órgão, são esperadas 14.363 declarações em Roraima.

De acordo com o órgão, precisam entregar a declaração pessoas ou empresas que são proprietários de terras, titulares de domínio útil ou donas de qualquer título de imóvel rural, com exceção das que possuem alguma isenção ou imunidade.

Também devem enviar o documento aqueles que perderam a posse do imóvel rural ou o direito de propriedade entre 1º de janeiro até a data da declaração.

Quem não cumprir o prazo deve pagar multa de 1% ao mês ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto.

Além disso, é possível parcelar o valor do imposto em até quatro parcelas iguais, mensais e sucessivas. Contudo, nenhuma delas pode ter valor menor que R$ 50.

A primeira parcela ou o pagamento total do imposto deve ser feito também até o dia 30 de setembro, por transferência bancária.

Ontem, a Federação da Agricultura e Pecuária de Roraima (Faerr) disse que vai auxiliar os produtores na declaração.

Conforme a Receita, em 2020 foram entregues 5,8 milhões de declarações de ITR. Neste ano, a expectativa é de que 5,9 milhões.

Por Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x