A Receita Federal vai abrir consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2025 a partir desta quinta-feira, 24. O crédito bancário no valor estimado de R$ 10 bilhões cairá na na conta de mais de 7.219.048 contribuintes no dia 31 de julho.
Para o contribuinte ter acesso à restituição ou saber se o benefício está disponível, basta acessar a página de consultas do site da Receita Federal. Na aba “Meu Imposto de Renda” estão disponíveis orientações, assim como canais de prestação do serviço, oferecendo ao contribuintes uma consulta simples ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento.
Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
Da mesma forma, a Receita disponibiliza aplicativo para tablets e smartphones, que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Para que não haja prejuízo ao contribuinte, a Receita oferece o serviço de reagendamento disponibilizado pelo agente financeiro Banco do Brasil (BB) pelo prazo de até um ano da primeira tentativa de crédito. Assim, o contribuinte poderá corrigir os dados bancários para uma conta de sua titularidade.
O cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal Banco do Brasil, ou ligando para a Central de Relacionamento Banco do Brasil. O contato é por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Fonte: Agência Brasil

