Roraima criou 768 novos postos de trabalho no mês de junho, um aumento percentual de 201% em relação ao mês anterior. Saldo positivo é resultado de mais de 2,8 mil admissões e 2 mil desligamentos.
Os dados integram o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira (29) pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia.
O Comércio foi um dos setores responsáveis pela alta, com a criação de 386 novas vagas com carteira assinada em Roraima. Todavia, o setor de Serviços foi a segunda área que mais criou postos de trabalho no mês passado, somando 241. Ainda conforme o levantamento, 67 vagas foram criadas no setor de Indústria Geral.
Por outro lado, a área de Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aquicultura terminou junho com a criação de 56 novos postos de trabalho. O setor de construção, porém, criou 18 novas vagas.
Municípios
Com 653 novas vagas, Boa Vista, capital do estado, foi o município com o maior número de novos postos de trabalho criados em junho. Em seguida aparece São João da Baliza, com 39.
Iracema foi o único município roraimense que fechou o mês de junho com saldo negativo, com redução de uma vaga de emprego formal.
Acumulado do ano:
No acumulado do ano, foram mais de 2,2 mil novos postos de trabalho formais criados. O saldo é resultado de mais de 15,2 mil contratações e 13 mil demissões.
Até o momento, junho foi o mês com a maior quantidade de vagas criadas. Em contrapartida, abril foi o mês com o menor número de postos de trabalho criados, somando apenas 253.
Nacional:
O Brasil gerou mais de 309,1 mil vagas de empregos formais em junho. Todas as 27 unidades da federação apresentaram resultado positivo na oferta de vagas formais de trabalho.