Economia

Segunda parcela do décimo terceiro deve ser paga até hoje

Os trabalhadores com carteira assinada recebem até esta sexta-feira (20) a segunda parcela do décimo terceiro. Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro teve a primeira parcela paga até 29 de novembro, conforme a legislação.

Conforme o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o salário extra injetará R$ 321,4 bilhões na economia neste ano. Em média, cada trabalhador deverá receber R$ 3.096,78, somadas as duas parcelas.

Essas datas valem apenas para os trabalhadores na ativa. Como nos últimos anos, houve antecipação no pagamento do décimo terceiro dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A primeira parcela saiu entre 24 de abril a 8 de maio e a segunda de 24 de maio a 7 de junho.

Quem tem direito

De acordo com a Lei 4.090/1962, que criou a gratificação natalina, têm direito ao décimo terceiro aposentados, pensionistas e quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 15 dias. Dessa forma, o mês em que o empregado tiver trabalhado 15 dias ou mais vai contar como mês inteiro, com pagamento integral da gratificação correspondente àquele mês.

Trabalhadores em licença maternidade e afastados por doença ou por acidente também recebem o benefício. No caso de demissão sem justa causa, o cálculo do décimo terceiro ocorre proporcionalmente ao período trabalhado e pago junto com a rescisão. No entanto, o trabalhador perde o benefício se dispensado com justa causa.

Cálculo proporcional

O pagamento do décimo terceiro salário só sairá integralmente a quem trabalha há pelo menos um ano na mesma empresa. Quem trabalhou menos tempo receberá proporcionalmente. O cálculo ocorre da seguinte forma: a cada mês em que trabalha pelo menos 15 dias, o empregado tem direito a 1/12 (um doze avos) do salário total de dezembro. Dessa forma, o cálculo do décimo terceiro considera como um mês inteiro o prazo de 15 dias trabalhados.

A regra pode beneficiar o trabalhador ou prejudicar, no caso de excesso de faltas sem justificativa. O mês inteiro será descontado do décimo terceiro se o empregado deixar de trabalhar mais de 15 dias no mês e não justificar a ausência.

Tributação

O trabalhador deve estar atento quanto à tributação do décimo terceiro. Sobre essa gratificação, incidem tributação de Imposto de Renda, INSS e então, no caso do patrão, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. No entanto, os tributos só são cobrados no pagamento da segunda parcela.

A primeira metade do salário é paga integralmente, ou seja, sem descontos. A tributação do décimo terceiro é informada num campo especial na declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física.

Fonte: Agência Brasil

Lara Muniz

Recent Posts

Inspeção de passageiros em aeroportos é aleatória, garante Anac

Campanha Embarque Numa Boa foi lançada nesta semana

53 minutos ago

Prefeitura reforça sinalização de trânsito na entrada do João de Barro

Avenida Dom Aparecido recebe revitalização de 3km com pintura e instalação de novas placas de…

2 horas ago

Censo 2022: Roraima é o 4º estado com maior proporção de indígenas em áreas rurais do Brasil

Estado possui uma população total de 97.668 indígenas. Do total, 71.754 vivem dentro de terras…

4 horas ago

Ministério Público abre investigação para apurar falta de reagente no Hemocentro de Roraima

Material é utilizado no momento da doação e no exame de sorologia, que identifica uma…

4 horas ago

Justiça concede liberdade a presidente da Câmara Municipal de Boa Vista

Genilson Costa foi preso durante uma operação da Polícia Federal, que investiga uma associação criminosa…

5 horas ago