Sem categoria

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,91% ao mês

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagarão menos nas futuras operações de crédito consignado. O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou nesta quinta-feira (17) o novo limite de juros de 1,91% ao mês para essas operações.

O novo teto é 0,06 ponto percentual menor que o antigo limite, de 1,97% ao mês, nível que vigorava desde março. O teto dos juros para o cartão de crédito consignado caiu de 2,89% para 2,83% ao mês. Portanto, as medidas entram em vigor assim que a instrução normativa for publicada no Diário Oficial da União.

Nesse sentido, a justificativa para a redução foi o corte de 0,5 ponto percentual na Taxa Selic (juros básicos da economia). No início do mês, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu os juros básicos de 13,75% para 13,25% ao ano.

Durante a reunião, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse que a pasta pretende propor novas reduções no teto do consignado à medida que a Selic cair. O CNPS responsável em aprovar as mudanças.

Além disso, ele também disse que os bancos oficiais cobram taxas menores que o novo teto de 1,91% ao mês. O Banco do Brasil cobra 1,77% ao mês. A Caixa, 1,7% ao mês.

Apenas o representante da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) votou contra. A entidade pediu que a votação fosse adiada porque a oferta de crédito consignado está encolhendo, mas a reivindicação não foi aceita.

Impasse

O limite dos juros do crédito consignado do INSS foi objeto de embates no início do ano. Em março, o CNPS reduziu o teto para 1,7% ao ano. A decisão opôs os Ministérios da Previdência Social e da Fazenda.

Os bancos suspenderam a oferta, alegando que a medida provocava desequilíbrios nas instituições financeiras. Sob protesto das centrais sindicais, o Banco do Brasil e a Caixa também deixaram de conceder os empréstimos porque o teto de 1,7% ao mês era inferior ao cobrado pelas instituições.

A decisão coube ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que arbitrou o impasse e, no fim de março, decidiu pelo teto de 1,97% ao mês. O Ministério da Previdência defendia teto de 1,87% ao mês, equivalente ao cobrado pela Caixa Econômica Federal antes da suspensão do crédito consignado para os aposentados e pensionistas.

Dessa forma, a Fazenda defendia um limite de 1,99% ao mês, que permitia ao Banco do Brasil, que cobrava taxa de 1,95% ao mês, retomar a concessão de empréstimos.

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Sancionada lei que cria filtro de relevância no STJ para reduzir número de recursos especiais

Nova lei deve reduzir em até 40% o volume de processos na Corte

22 minutos ago

Operação da Civil investiga homem denunciado em 34 boletins de ocorrência por estelionato envolvendo negociações de veículos

Investigado utilizava a função de vendedor em uma loja de veículos para conquistar a confiança…

3 horas ago

Idoso morre após cair de carroceria de caminhão e bater a cabeça, em Normandia

Motorista e passageiros informaram à PM que vítima estava embriagada e se desequilibrou

3 horas ago

Jovem é preso por furto em loja de roupas e outros três por receptação

Crime aconteceu dia 30 de julho. Um dos autores quebrou o vidro da porta com…

4 horas ago

Ministério Público investiga suspeita de servidores fantasmas e falta de enfermeiros no Hospital de Rorainópolis

Conforme portaria, também há suspeita de que técnicos de enfermagem estariam assumindo atribuições exclusivas de…

4 horas ago

MP recomenda que Prefeitura de Rorainópolis regularize pagamento do 13º salário a servidores temporários

Para o Ministério Público, a justificativa apresentada pela gestão não possui amparo jurídico e configura…

5 horas ago