Economia

Vacina impulsiona para 54,4% confiança de empresários em Roraima

A confiança dos empresários em Roraima subiu 54,4% nos últimos doze meses, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC).

O índice positivo tem como um dos fatores a vacinação contra a Covid-19. Na avaliação do presidente da CNC, José Roberto Tadros, o número de pessoas vacinadas está ligado à resposta do setor, que depende de vendas presenciais.

“Mesmo com alta digitalização do comércio e adoção de serviços de delivery, seja em shopping centers ou lojas de rua, é um segmento que tende a acompanhar essa movimentação física de pessoas”, diz Tadros.

Confiança em números

Conforme o estudo publicado nesta semana, em agosto de 2020 o índice de confiança estava em 78,4 pontos. Agora, saltou para 121 pontos.

Esse é o melhor desde abril do ano passado, um mês depois de iniciar a pandemia da Covid-19 no estado.

O investimento das empresas aumentou 8,1% em relação a julho. Para 47,3% dos entrevistados este nível está maior do que o ano passado.

Investimentos

De acordo com os dados, destaque para a expectativa das empresas, que cresceu 5,7%, chegando a 155,5 pontos. Ou seja, para 96,1% dos entrevistados as expectativas para as empresas melhoraram.

“Os números revelam que os empresários estão mais dispostos a investir no seu negócio e contratar novos funcionários”, fala o economista da Fecomércio em Roraima, Fábio Martinez.

Projeção

Por outro lado, no segundo semestre os números podem ser ainda mais positivos. As vendas devem ser impulsionadas com o Dia das Crianças, Black Friday e as festas de fim de ano.

Para o presidente da Fecomércio em Roraima, Ademir dos Santos, a vacinação pode melhorar ainda mais a confiança dos empresários. Isso porque a alta cobertura permite flexibilizar as restrições ao comércio.

“Percebemos um aumento nas vendas e muitos comerciantes já estudam a possibilidade de contratar novos colaboradores. Estamos vivendo um momento de retomada da economia, mas não devemos esquecer os protocolos de saúde para garantir um comércio aberto e saudável”, diz Ademir.

Atualmente, Roraima tem 256,9 mil pessoas vacinadas com a primeira dose, 75,8 mil com as duas, e outras 9,6 mil com a dose única.

Por Redação

Josué Ferreira

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

10 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

13 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

14 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

14 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

14 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

16 horas ago