Educação

Alunos do IFRR denunciam atrasos de benefícios e falta de organização na gestão dos auxílios estudantis

Estudantes do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (IFRR), relataram ao Roraima em Tempo nesta quarta-feira, 18, que enfrentam dificuldades em receber o auxílio transporte e alimentação. Segundo denúncia, não há repasse aos alunos desde fevereiro deste ano, impactando diretamente na assiduidade e no aprendizado.

Anteriormente, a instituição fazia a renovação automática dos auxílios para os alunos veteranos e abria edital apenas para novos beneficiários. No entanto, no início deste ano letivo, a instituição decidiu abrir um novo edital para todos os alunos. Eventualmente, o processo gerou uma demanda maior que a esperada, o que resultou no atraso.

“O Edital saiu no começo do ano, fizemos todas as inscrições, toda a documentação certa, e nós não estamos tendo retorno do setor responsável pela assistência estudantil. A gente manda mensagem, eles não respondem, a gente vai lá e eles não estão lá, e isso tem prejudicado os nossos estudos, até porque a gente depende disso para ir para a faculdade” disse uma estudante que não quis ser identificada.

Alunos sem transporte

Dessa forma, desde o início do ano letivo, os estudantes passaram meses sem acesso ao auxílio alimentação e ao vale transporte. O problema da alimentação foi parcialmente resolvido no mês de abril. Entretanto, o auxílio transporte segue sem previsão de pagamento.

“Tem pessoas que estão perdendo aulas, tem pessoas que não estão conseguindo se locomover até o IFRR, por falta desse auxílio transporte. E aí a gente gostaria de saber, se está vindo dinheiro ou não, a gente gostaria de uma explicação, porque não é uma semana ou duas semanas, são três meses de atraso. E é uma falta de responsabilidade do IFRR com os alunos. Nós gostaríamos mesmo de receber o que é um direito nosso”, desabafou a estudante.

De acordo com os alunos, a instituição alegou que os auxílios contemplaria aos estudante no dia 9 de maio, porém, novamente houve um adiamento com a justificativa de que haviam estudantes com documentação irregular, sendo que, conforme o edital, casos com documentação inválida deveriam ser automaticamente desclassificados, sem necessidade de contato individual.

Nesse contexto, os estudantes seguem sem acesso ao benefício que garante o deslocamento até a instituição, acumulando prejuízos financeiros e acadêmicos.

Citada

O Roraima em Tempo entrou em contato com a assessoria do IFRR para posicionamento, e aguarda resposta da instituição.

Fontes: Da Redação

Gabriel Mello

Recent Posts

Fundo Municipal da Saúde de Rorainópolis ‘pega carona’ em licitação milionária para locação de estruturas

O valor total do processo licitatório é de R$ 2.427.082,92, enquanto o da adesão é…

2 horas ago

Senado autoriza empréstimo para criação do primeiro ‘hospital inteligente’ do Brasil

Objetivo é promover a modernização do Sistema Único de Saúde, por meio da implementação de…

6 horas ago

Federação de Bancos alerta para golpe do falso advogado

Criminosos acessam dados públicos de processos judiciais e entram em contato com clientes de advogados…

8 horas ago

Prefeitura de Boa Vista entrega mais de 200 títulos definitivos nesta terça-feira,16

Cerimônia acontece no Palácio 9 de Julho. Serão contemplados moradores de 35 bairros

9 horas ago

MP Eleitoral pede anulação da cassação de vereadores por fraude à cota de gênero

Condenação se baseou em uma confissão apresentada fora do prazo, sem chance de defesa dos…

10 horas ago

Depósitos clandestinos de combustíveis para o garimpo ilegal são fechados em vila no interior de Roraima

Agentes federais apreenderam cerca de 8 mil litros de combustíveis, além de mercúrio, uma arma…

10 horas ago