Alunos cobram por auxílios atrasados desde o início do ano letivo - Fotos: Divulgação/ Arquivo pessoal
Estudantes do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (IFRR), relataram ao Roraima em Tempo nesta quarta-feira, 18, que enfrentam dificuldades em receber o auxílio transporte e alimentação. Segundo denúncia, não há repasse aos alunos desde fevereiro deste ano, impactando diretamente na assiduidade e no aprendizado.
Anteriormente, a instituição fazia a renovação automática dos auxílios para os alunos veteranos e abria edital apenas para novos beneficiários. No entanto, no início deste ano letivo, a instituição decidiu abrir um novo edital para todos os alunos. Eventualmente, o processo gerou uma demanda maior que a esperada, o que resultou no atraso.
“O Edital saiu no começo do ano, fizemos todas as inscrições, toda a documentação certa, e nós não estamos tendo retorno do setor responsável pela assistência estudantil. A gente manda mensagem, eles não respondem, a gente vai lá e eles não estão lá, e isso tem prejudicado os nossos estudos, até porque a gente depende disso para ir para a faculdade” disse uma estudante que não quis ser identificada.
Dessa forma, desde o início do ano letivo, os estudantes passaram meses sem acesso ao auxílio alimentação e ao vale transporte. O problema da alimentação foi parcialmente resolvido no mês de abril. Entretanto, o auxílio transporte segue sem previsão de pagamento.
“Tem pessoas que estão perdendo aulas, tem pessoas que não estão conseguindo se locomover até o IFRR, por falta desse auxílio transporte. E aí a gente gostaria de saber, se está vindo dinheiro ou não, a gente gostaria de uma explicação, porque não é uma semana ou duas semanas, são três meses de atraso. E é uma falta de responsabilidade do IFRR com os alunos. Nós gostaríamos mesmo de receber o que é um direito nosso”, desabafou a estudante.
De acordo com os alunos, a instituição alegou que os auxílios contemplaria aos estudante no dia 9 de maio, porém, novamente houve um adiamento com a justificativa de que haviam estudantes com documentação irregular, sendo que, conforme o edital, casos com documentação inválida deveriam ser automaticamente desclassificados, sem necessidade de contato individual.
Nesse contexto, os estudantes seguem sem acesso ao benefício que garante o deslocamento até a instituição, acumulando prejuízos financeiros e acadêmicos.
O Roraima em Tempo entrou em contato com a assessoria do IFRR para posicionamento, e aguarda resposta da instituição.
Fontes: Da Redação
Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…
Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…
O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…
Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…
Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…
Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…