Educação

Alunos do IFRR denunciam atrasos de benefícios e falta de organização na gestão dos auxílios estudantis

Estudantes do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (IFRR), relataram ao Roraima em Tempo nesta quarta-feira, 18, que enfrentam dificuldades em receber o auxílio transporte e alimentação. Segundo denúncia, não há repasse aos alunos desde fevereiro deste ano, impactando diretamente na assiduidade e no aprendizado.

Anteriormente, a instituição fazia a renovação automática dos auxílios para os alunos veteranos e abria edital apenas para novos beneficiários. No entanto, no início deste ano letivo, a instituição decidiu abrir um novo edital para todos os alunos. Eventualmente, o processo gerou uma demanda maior que a esperada, o que resultou no atraso.

“O Edital saiu no começo do ano, fizemos todas as inscrições, toda a documentação certa, e nós não estamos tendo retorno do setor responsável pela assistência estudantil. A gente manda mensagem, eles não respondem, a gente vai lá e eles não estão lá, e isso tem prejudicado os nossos estudos, até porque a gente depende disso para ir para a faculdade” disse uma estudante que não quis ser identificada.

Alunos sem transporte

Dessa forma, desde o início do ano letivo, os estudantes passaram meses sem acesso ao auxílio alimentação e ao vale transporte. O problema da alimentação foi parcialmente resolvido no mês de abril. Entretanto, o auxílio transporte segue sem previsão de pagamento.

“Tem pessoas que estão perdendo aulas, tem pessoas que não estão conseguindo se locomover até o IFRR, por falta desse auxílio transporte. E aí a gente gostaria de saber, se está vindo dinheiro ou não, a gente gostaria de uma explicação, porque não é uma semana ou duas semanas, são três meses de atraso. E é uma falta de responsabilidade do IFRR com os alunos. Nós gostaríamos mesmo de receber o que é um direito nosso”, desabafou a estudante.

De acordo com os alunos, a instituição alegou que os auxílios contemplaria aos estudante no dia 9 de maio, porém, novamente houve um adiamento com a justificativa de que haviam estudantes com documentação irregular, sendo que, conforme o edital, casos com documentação inválida deveriam ser automaticamente desclassificados, sem necessidade de contato individual.

Nesse contexto, os estudantes seguem sem acesso ao benefício que garante o deslocamento até a instituição, acumulando prejuízos financeiros e acadêmicos.

Citada

O Roraima em Tempo entrou em contato com a assessoria do IFRR para posicionamento, e aguarda resposta da instituição.

Fontes: Da Redação

Gabriel Mello

Recent Posts

Inscrições na residência em Medicina Veterinária seguem até 2 de fevereiro

Vagas são distribuídas nos seis programas de residência

11 horas ago

Empretec abre inscrições em Boa Vista para nova turma de desenvolvimento empreendedor

Seminário é voltado para quem deseja empreender, já possui negócio ou busca melhorar a gestão

12 horas ago

É falso que beneficiários do Bolsa Família serão impedidos de sacar em dinheiro

Serviço de checagem Senado Verifica alerta para boato sobre mudanças no programa Bolsa Família

13 horas ago

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país

Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza

14 horas ago

Prefeitura de Bonfim rescinde contrato milionário com construtora após investigação do TCE-RR

Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…

15 horas ago

Prefeitura entrega escola no bairro Araceli, com oferta de 840 novas vagas

Nova fase da educação municipal inclui mais unidades de ensino, mais vagas e transporte modernizado

15 horas ago