A educação de Boa Vista vive um momento histórico na alfabetização. Em 2025, alcançou 73% das crianças alfabetizadas ao final do 1º ano. E mais de 90% dos alunos do 2º ano com as habilidades esperadas para a etapa. Isso, levando em consideração a meta nacional do Governo que é atingir 80% de alfabetização ao final do 2º ano até 2030.
Esses avanços conquistados a frente das metas nacionais, reforçam a importância de um trabalho construído com gestão comprometida, metodologia baseada em evidências e professores valorizados.
Para celebrar esses resultados, o Instituto Alfa e Beto (IAB), em parceria com a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMEC), realizou a uma cerimônia de reconhecimento aos professores regentes do 1º ano do Ensino Fundamental
O evento também marcou os 12 anos de parceria entre o município e o IAB, no Auditório da Escola Municipal Professora Nara Ney de Araújo Santana.
Professores no centro da transformação
De acordo com a organização, o reconhecimento teve como foco principal os professores alfabetizadores, protagonistas dos avanços alcançados. Com base nos resultados do último teste de Leitura aplicado em 2025, sendo homenageados em três níveis de desempenho.
- Nível Inspiração: 70% a 79%
- Nível Dedicação: 80% a 89%
- Nível Excelência: 90% ou mais
Além do reconhecimento público, todos os professores homenageados receberam um botton comemorativo do Instituto Alfa e Beto. Um símbolo do compromisso e da excelência no trabalho desenvolvido. Os educadores que alcançaram o Nível Excelência participaram ainda do sorteio de um kit especial, preparado pelo IAB como forma de valorização, assim como incentivo.
Parceria baseada em ciência e formação contínua
A parceria com o Instituto Alfa e Beto tem sido um dos pilares dos avanços alcançados pela rede municipal. Os programas adotados, por exemplo, são baseados em evidências científicas e incluem formação continuada de professores, acompanhamento técnico, assim como avaliações diagnósticas e materiais didáticos estruturados.
Educação que reconhece quem faz acontecer
A cerimônia foi um marco de valorização profissional e um testemunho do compromisso da gestão municipal com a qualidade da educação pública. Ou seja, ao reconhecer o trabalho dos professores, Boa Vista reforça que resultados sustentáveis na alfabetização só são possíveis quando o educador é apoiado, valorizado e acompanhado.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a alfabetização na idade certa. Dessa forma, evidencia que resultados sustentáveis na educação pública passam, necessariamente, pela valorização dos professores e pelo uso de práticas pedagógicas fundamentadas em ciência.
Fonte: Da Redação

