Cerca de 800 novos alunos estão sendo atendidos neste mês de novembro pela modalidade ensino a distancia pelo Instituto Federal de Roraima (IFRR). Os alunos são de cursos superiores de licenciatura e pós-graduação.
Conforme a instituição, os ingressantes estão divididos em: 164 em Licenciatura em Ciências Biológicas, 297 em Licenciatura em Pedagogia; 167 em Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa e Língua Espanhola; 94 na Pós-Graduação em Educação Física Escolar; e 117 na Pós-Graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica.
Da mesma forma, a diretora-geral do campus Boa Vista, a professora Joseane Cortez, destacou os desafios enfrentados pela a expansão do ensino a distância.
“Para o desenvolvimento da Educação a Distância, temos percorrido um caminho de muitos desafios. […] . Essas oportunidades são especiais tanto para os estudantes como para o Campus Boa Vista. Nesse fazer pedagógico, prima por um aprendizado consistente no que refere à EAD. Sempre com a responsabilidade e o compromisso de ser referência formativa para a transformação social“, disse.
Mais desafios
Do mesmo modo, a equipe do Departamento de Educação a Distância, também assume um segundo desafio: desenvolver estratégias de acolhimento para garantir a permanência dos alunos. Eles devem assim, evitar a que a evasão.
Contudo, o professor professor Tomás Armando Hernandez, explicou que o desafio é o investimento na ampliação da oferta, além da formação de uma equipe qualificada.
“Temos avançado bastante nos últimos anos, seja na oferta de novos cursos, por meio da gestão perante a Capes para a aprovação de novas vagas, seja na contratação de profissionais cada vez mais qualificados e com significativa experiência na Educação a Distância.
Por fim, as aulas virtuais ocorrem por meio de videoconferência.
Fonte: Da Redação