Educação

Escola de Boa Vista forma primeira turma de cursos de Libras aberto à comunidade

Servidores e pais de alunos da Escola Municipal Profª Ana Sandra Nascimento, no bairro Cidade Satélite, concluíram o Curso Básico de Libras, ofertado através de um projeto desenvolvido na unidade. Conforme a prefeitura de Boa Vista, a conclusão ocorreu em 29 de junho.

Ao todo, havia 29 participantes na primeira turma. Eles receberam os certificados, e já saíram dominando o básico da Língua Brasileira de Sinais, considerada a segunda língua oficial do país.

O objetivo do projeto Libras: Fale essa língua!, é apresentar a modalidade linguística para a comunidade, visando à interação intercultural entre surdos e seus ouvintes, fortalecendo ainda mais a educação inclusiva dentro e fora da escola.

Os certificados entregues são com carga horária de 40h, concluídas em duas semanas de aulas noturnas.

O projeto foi idealizado pelos professores Felipe Malcher e Iolanda Viana, em parceria com a gestão escolar. Felipe explicou que a unidade vem recebendo alunos surdos desde o ano passado, mas que agora está se tornando uma escola polo.

Hoje já são 10 crianças surdas atendidas na unidade. “É só o início de um grande projeto de Libras que temos na escola, visando sempre o investimento na inclusão e acessibilidade”, disse.

Quem participou do curso foi Tamires Gomes, mãe do Samuel de Moraes, 6 anos, aluno surdo do 1° ano A. “É muito importante e fundamental, eu diria. Graças a Deus é o primeiro de muitos e eu torço para que outras pessoas também sintam essa vontade de aprender, para poder incluir”, falou.

O vice-gestor da escola, Cinézio dos Santos, ressaltou que a iniciativa contribui para a qualidade de ensino na instituição. E já anunciou que o projeto vai se tornar um programa permanente na escola. Isso porque a comunidade aprovou a iniciativa e a procura está grande para as próximas turmas, previstas para o segundo semestre.

“Estamos muito felizes, hoje entregamos os certificados aos participantes. No segundo semestre vamos dar continuidade. Convido toda a comunidade do bairro Cidade Satélite para participar, para que nossa escola seja, de fato, um polo de educação especial”, ressaltou.

Desde 2014, a Prefeitura disponibiliza educação bilíngue a alunos surdos atendidos na rede municipal de ensino. A modalidade de ensino permeia toda a educação básica, iniciando na Educação Infantil até o primeiro segmento do Ensino fundamental (1º ao 5º Ano).

Fonte: Da Redação

Fabrício Araújo

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

15 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

18 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

19 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

20 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

20 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

22 horas ago