Escolas de Boa Vista recebem mais 5 mil novos brinquedos e jogos pedagógicos

Itens serão utilizados no desenvolvimento de atividades lúdicas, contemplando 73 escolas da rede que atuam na modalidade de Educação Infantil

Escolas de Boa Vista recebem mais 5 mil novos brinquedos e jogos pedagógicos
Foto: Andrezza Mariot/Semuc/PMBV

Para estimular o aprendizado na Educação Infantil das escolas de Boa Vista, a Prefeitura faz a reposição anual de brinquedos e materiais pedagógicos para a criançada. Esse ano, são destinados mais de 5 mil itens para os pequenos. O objetivo é trazer diversão para atividades voltadas ao desenvolvimento das mais de 15 mil crianças com idade entre 4 e 5 anos, matriculadas na rede municipal.

Uma novidade é a inclusão da Escola Municipal Cunhatã Curumim, localizada no bairro Buritis. Além do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, a escola passa a integrar também a pré-escola da Educação Infantil (1º e 2º período), somando seis novas turmas. A gerente de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), Lilian Vieira, afirma que a entrega dos itens começou esta semana.

“Os brinquedos são essenciais para o desenvolvimento das crianças, ajudando a formar sua personalidade. É com o ‘brincar’ que elas aprendem coisas novas, lidam com emoções e aprendem a criar regras. Assim como resolver problemas. Buscamos proporcionar condições para que as crianças aprendam de maneira divertida, com a mediação de profissionais”, disse.

Incentivo a sociabilidade

Entre os itens, estão: fantoches, jogos de memória, mercadinhos, boliche, bonecas, carrinhos, jogos de encaixe, bem como jogos de tabuleiro, diversos kits, muito mais. O corpo docente vai trabalhar a criatividade em sala de aula com os pequenos. Conforme o professor do 1º período, Natã Montenegro, de 29 anos, é uma oportunidade de sociabilidade entre as crianças.

“Vamos poder trabalhar a criatividade em conjunto. Além da empatia e o ato de compartilhar, pois eles vão dividir os brinquedos. Estarão sempre juntos e isso trabalha a sociabilidade. Aposto que vamos ter grandes amizades até o fim do ano e estou ansioso para usar esses itens na sala de aula”, enfatizou o professor.

Brincando e aprendendo

Para a gestora da Cunhatã Curumim, Rosângela dos Prazeres, as cores, formas e tamanhos auxiliam na percepção das crianças. “É sempre bom unir o útil ao agradável e usar os brinquedos em sala de aula é exatamente isso. Vamos aproveitar os espaços da escola e criar um ambiente confortável e lúdico para todos alunos”, frisou.

A reposição anual não é apenas uma prática administrativa, mas uma estratégia que ressalta o comprometimento com o futuro educacional das crianças, proporcionando um ambiente estimulante para o aprendizado e o crescimento saudável. A pequena Karine Dias, de apenas 4 aninhos, está animada para o ano letivo. “Vou estudar e brincar muito com todos esses brinquedos. Gostei da boneca”, contou a aluna.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x