Educação

Fies: renegociação começa na próxima segunda-feira (07)

A partir da próxima segunda-feira (07) os estudantes que possuem dívida com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão renegociar os pagamentos atrasados. Cerca de 1 milhão de estudantes estão inadimplentes com o programa, segundo o Ministério da Educação (MEC). A regularização poderá ser feita junto ao Banco do Brasil ou à Caixa Econômica Federal até 31 de agosto desse ano.

Para os beneficiados que estão com pagamento atrasado entre 90 e 360 dias, o desconto é de 12% no saldo devedor, com isenção de juros e multas e parcelamento em até 150 vezes. Já para quem está inadimplente há mais de 360 dias, o desconto no saldo devedor é de 92% para os financiados cadastrados no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do auxílio emergencial. Para os demais casos, o desconto será de 86,5% sobre o valor principal da dívida.

O Fies é um programa do governo federal que concede financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação de instituições privadas. As inscrições ocorrem duas vezes por ano, antes do início das aulas em cada semestre.

Como renegociar o Fies

Os estudantes que pretendem renegociar a dívida com o Fies devem procurar um dos agentes financeiros do programa (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal), que são os responsáveis pela renegociação. O valor mínimo da prestação é de R$200. Para ter o nome retirado dos cadastros restritivos de crédito, o estudante deverá pagar o valor da entrada no ato da renegociação, que corresponde à primeira parcela.

Através da Caixa, os inadimplentes poderão realizar a renegociação de seus contratos de forma 100% digital. Para isso, é preciso consultar o site da Caixa para verificar se o estudante está apto para pedir a renegociação, de acordo com as regras estabelecidas. Após essa confirmação, os interessados devem gerar o boleto para pagamento da primeira parcela ou da parcela única caso optem pela quitação de uma só vez.

A Caixa disponibiliza canais de atendimento para esclarecer dúvidas. Para mais informações, os estudantes poderão acessar o endereço www.caixa.gov.br/fies ou ligar no telefone 0800 726 0101.

Quem tem contrato do Fies pelo Banco do Brasil também pode renegociar as parcelas atrasadas de forma digital, no aplicativo do próprio banco. Para aderir à renegociação pelo aplicativo, basta acessar a opção Soluções de Dívidas e selecionar a opção Renegociação Fies. No aplicativo, o estudante poderá verificar se está apto para fazer a renegociação, consultar as opções disponíveis para liquidação ou parcelamento da dívida, os descontos concedidos, bem como ver os valores da entrada e das demais parcelas.

Além do aplicativo, a renegociação também poderá ser realizada em qualquer agência do Banco do Brasil. Para  mais informações o estudante pode consultar o App BB, portal www.bb.com.br, WhatsApp (61-4004-0001) e Central de Atendimento BB (0800-729-0001).

*Com informações da Agência Brasil

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Rosi Martins

Recent Posts

Inscrições na residência em Medicina Veterinária seguem até 2 de fevereiro

Vagas são distribuídas nos seis programas de residência

14 horas ago

Empretec abre inscrições em Boa Vista para nova turma de desenvolvimento empreendedor

Seminário é voltado para quem deseja empreender, já possui negócio ou busca melhorar a gestão

15 horas ago

É falso que beneficiários do Bolsa Família serão impedidos de sacar em dinheiro

Serviço de checagem Senado Verifica alerta para boato sobre mudanças no programa Bolsa Família

16 horas ago

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país

Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza

17 horas ago

Prefeitura de Bonfim rescinde contrato milionário com construtora após investigação do TCE-RR

Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…

17 horas ago

Prefeitura entrega escola no bairro Araceli, com oferta de 840 novas vagas

Nova fase da educação municipal inclui mais unidades de ensino, mais vagas e transporte modernizado

18 horas ago