Forint: começa hoje evento do IFRR que aborda desenvolvimento sustentável

Programação ocorre no Campus Novo Paraíso, em Caracaraí

Forint: começa hoje evento do IFRR que aborda desenvolvimento sustentável
Foto: Divulgação IFRR

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) inicia nesta quarta-feira (29), o 11º Fórum de Integração: Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica (Forint). Nesta edição, a programação ocorre no Campus Novo Paraíso, em Caracaraí, até sexta-feira (1º).

O primeiro dia do evento contará com uma palestra com o tema “Educação profissional na perspectiva da inovação tecnológica”, às 10h30, sob a abordagem “O papel dos Institutos Federais no fortalecimento dos arranjos produtivos locais para o desenvolvimento local, regional e nacional”, proferida pelo reitor do Instituto Federal do Amazonas, professor Jaime Cavalcante Alves.

Além disso, a 11ª edição do Forint apresenta ainda uma programação com quase 30 atividades gratuitas diferentes. Dentre elas há workshop, minicursos, mesas-redondas, lançamento de obras literárias, bem como outras palestras.

Objetivo

Conforme a diretora-geral do Campus Novo Paraíso, Vanessa Rufino, o evento visa promover intercâmbio de conhecimentos entre a comunidade acadêmica e toda a sociedade.

Ela ressalta ainda que além de integrar os conhecimentos produzidos intercampi, a ação tende a promover a disseminação dos trabalhos de pesquisa, assim como outras ações nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação do IFRR.

“Esperamos receber além da comunidade acadêmica do instituto, estudantes, pesquisadores e pesquisadoras, professores e professoras, demais profissionais de diversas instituições. E outras pessoas interessadas na geração de conhecimento da comunidade em geral para promover esse grande intercâmbio e disseminação”, declarou.

De acordo com a reitora do IFRR, professora Nilra Jane, este é um dos momentos mais aguardados do instituto. É como se fosse um culminância dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos por professores e professoras, técnicos e estudantes.

“Recentemente recebemos a patente do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual por uma importante invenção científica criada em uma parceria institucional entre o IFRR e a UFRR, o que significou uma grande conquista para Roraima. Esse tipo de reconhecimento nos dá fôlego para continuar trabalhando e incentivando ações como essa do Forint. Que estimula a promoção do ensino, pesquisa, extensão e inovação. Será uma imensa satisfação receber no CNP todas as pessoas que tenham interesse em obter e disseminar mais conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável não só de Roraima, mas para além das nossas divisas”, declarou.

Forint

A  11ª edição do Forint foi organizada em um formato voltado para a difusão (em forma de comunicação oral, apresentação de pôsteres, oficinas, palestras, minicursos, mesas-redondas) de trabalhos desenvolvidos no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação tecnológica.

Ao final do fórum, os trabalhos científicos submetidos e apresentados serão reunidos para compor os anais e/ou e-book da edição 2023.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x