Educação

Gestor de escola indígena do Manoá é reconduzido ao cargo após protesto de lideranças

O gestor da Escola Estadual Indígena Nossa Senhora da Consolata, na comunidade Manoá, em Bonfim, foi reconduzido ao cargo. A nomeação do professor está no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 6 de abril.

O governador Antonio Denarium (PP) demitiu o gestor depois que pais denunciaram a falta de estrutura da escola.

Conforme denunciado ao Roraima em Tempo, os alunos estudam de forma improvisada em um barracão da comunidade. Os estudantes são do EJA e deveriam ter aulas a noite. No entanto, a unidade não tem iluminação.

Por conta disso, eles estavam estudando durante o dia no barracão. Mas com a chegada do inverno, a água da chuva invade o local que está com o telhado comprometido. O que torna ainda mais difícil o aprendizado da turma.

Após a denúncia na imprensa, o governador demitiu o gestor da escola. No entanto, pais de alunos, bem como moradores da comunidade se revoltaram e protestaram contra a decisão.

Demissão de gestor motivou cartas de repúdio

Desse modo, uma carta foi escrita e assinada por pais e moradores da comunidade. Eles discriminaram a demissão do gestor como assédio moral e intimidação.

“Entendemos que tal atitude se configura como assédio moral e intimidação ao servidor. Também possui caráter político, uma vez que nossa escola passa realmente pela situação exposta na mídia”, diz a carta.

Além disso, tuxauas de 20 comunidades próximas emitiram uma carta de repúdio. Eles disseram que a exoneração se tratava de um desrespeito aos direitos indígenas. Conforme eles, a autonomia de escolha de seus gestores foi uma conquista dos povos.

“[…] nossas conquistas e duras lutas… Qual uma delas é o processo de escolha de nossos gestores escolares. Entretanto, somos verdadeiros em mostrar as reais necessidades que enfrentamos na educação escolar indígena”, diz um trecho do documento.

Eles pediram ainda para a Secretaria de Educação “rever o autoritarismo”. E sugeriu ainda a presença da secretária Leila Perussolo à região para um diálogo aberto com as comunidades da Serra da Lua.

Depois disso, no dia 23 de março, a secretária foi até à comunidade e se reuniu com os indígenas. Na ocasião, ela se comprometeu em nomear o gestor de volta. Além disso, ela também afirmou que iria providenciar a reforma da escola.

Seed

Em nota, a Seed afirmou que a recondução do professor Alan Douglas se deu em razão dos acordos firmados durante assembleia realizada na comunidade no dia 22 de março, com a presença da secretária Leila Perussolo, do Tuxaua José Rodrigo, professores e servidores da escola e membros da comunidade.

Na assembleia, a titular da Pasta aceitou a recondução do professor à gestão da escola mediante o cumprimento de alguns compromissos. Entre eles a regularização da Associação de Pais e Mestres (APM) e do Projeto Pedagógico, sem o qual todos os atos da instituição de ensino são irregulares, cumprimento das orientações pedagógicas e administrativas em que os cargos comissionados de gestão de unidade de ensino ficam subordinados e, mediante o envio imediato da Ata da reunião, com os compromissos estabelecidos e devidamente assinada pelos representantes da comunidade.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Eleição suplementar: Wagner Nunes é eleito prefeito de Alto Alegre

Eleitores foram às urnas neste domingo (28). Nunes disputou a eleição com Valdenir Magrão (MDB)

9 horas ago

Crime eleitoral: PF investiga suspeitas de uso de programas do Governo de RR para obter favorecimento na campanha da eleição suplementar em Alto Alegre

Investigações apontaram que, no período da campanha eleitoral para as eleições suplementares de Alto Alegre,…

11 horas ago

Justiça eleitoral avalia denúncias de compras de votos na eleição suplementar em Alto Alegre

Juíza eleitoral, Sissis chwantes, disse que as práticas são semelhantes às que resultaram na cassação…

13 horas ago

Concurso Nacional Unificado: saiba como controlar a ansiedade para o dia das provas

Provas ocorrem no dia 5 de maio. Com a proximidade, muitas pessoas acabam tendo crises…

14 horas ago

Mais de 40% dos contribuintes já entregaram a declaração do imposto de renda

Prazo de entrega da declaração começou no dia 15 de março e vai até 31 de…

16 horas ago

Copa Boa Vista de Futebol Master: 5ª edição do evento movimenta Vila Olímpica, em Boa Vista

Prefeitura da capital investiu mais de R$ 100 mil no evento, fornecendo estrutura física e…

17 horas ago