Inscritos no CadÚnico terão acesso à qualificação profissional com foco no comércio exterior

Acordo entre MDS e MDIC vai promover inserção do público do Cadastro Único no mercado de trabalho e incentivo ao empreendedorismo

Inscritos no CadÚnico terão acesso à qualificação profissional com foco no comércio exterior
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Gerar oportunidades de qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho e incentivo ao empreendedorismo, com foco no comércio exterior. Essas são as premissas do acordo de cooperação firmado entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A medida vai beneficiar inscritos no Cadastro Único.

O documento vai integrar políticas públicas de desenvolvimento social e econômico com vistas a um impacto positivo na vida dos brasileiros de menor renda. A iniciativa dá continuidade ao trabalho do Governo Federal de superação da pobreza no país, destacou o titular do MDS, ministro Wellington Dias.

“Esta parceria demonstra, de forma prática, que o Governo Federal está focado em proporcionar uma vida melhor às pessoas. Neste caso, àquelas que estão no CadÚnico. Com assistência, cuidado e qualificação, estamos criando oportunidades a quem mais precisa”, afirmou o ministro.

O principal benefício do acordo de cooperação está no aproveitamento da base de dados do CadÚnico, aliado à mobilização e apoio do MDS, para conectar a oferta, bem como a demanda por cursos de capacitação em comércio exterior identificados pelo MDIC.

Permitirá um direcionamento mais eficiente das capacitações oferecidas no âmbito de programas do MDIC que pretendem ampliar a participação no comércio exterior brasileiro. O comércio internacional, de acordo com a pasta, é um pilar estratégico para o desenvolvimento econômico do país.

A parceria está alinhada aos esforços do MDS em implementar estratégias de inclusão produtiva, proporcionando assim oportunidades de inserção no mercado de trabalho formal e fomentando o trabalho, além de ampliar a renda familiar.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x