Professores aprovados no concurso da Secretaria de Estado da Educação (Seed) se reuniram na manhã desta quarta-feira, 18, em frente ao Palácio Senador Hélio Campos para manifestação. Os profissionais pedem a convocação dos candidatos aprovados no concurso que aconteceu em outubro de 2021. Desde então, aguardam na lista de cadastro de reserva. A validade do concurso vencerá em 2025.
Marcos Camarão, professor de história, afirmou que a espera já dura quatro anos, e que o prazo de validade do concurso encerra no próximo ano.
“Estamos nessa luta e espera, há pelo menos quatro anos. E o concurso vencerá em 2025. Ou seja, iniciamos nessa luta desde 2021. Sabemos que tem a vacância, lista enormes de aprovados no concurso em cadastro de reservas, com professores bem qualificados, que estudaram e se prepararam para o concurso. São profissionais que estão com grandes expectativas para assumirem seus cargos”, explicou.
Por isso, estamos cobrando das autoridades como governo e secretaria de Educação, para que haja o chamamento porque existe sim, convocação de seletivados e não temos uma boa transparência nesse processo.
Outro lado
Em nota, a Secretaria de Educação e Desporto (Seed) afirmou que o Governo de Roraima já convocou e empossou 879 professores aprovados no Concurso. O mesmo ofertou inicialmente 650 vagas imediatas. Ou seja, além das vagas inicialmente ofertadas, o Governo já convocou mais de 200 docentes do Cadastro Reserva.
Esclareceu ainda que, neste ano, o secretário titular da pasta, Mikael Cury-Rad, já recebeu por três vezes a comitiva de professores aprovados que estão no Cadastro Reserva para conversas e tratativas.
Informou também que somente poderá haver a chamada de novos professores do Cadastro Reserva após a readequação da rede, com a verificação da real necessidade de docentes.
Por fim, reafirmou o compromisso do Governo de Roraima em ofertar uma educação de qualidade, a qual passa pela ampliação do quadro de professores efetivos. E encerrou ao afirmar que está de portas abertas para o diálogo.
Fonte: Da Redação