O Ministério Público de Roraima (MP-RR) disponibilizará a partir desta terça-feira (19), a cartilha lúdica “MPzinho” para o público infantil.
O material foi desenvolvido pelo Núcleo de Apoio Técnico e Pedagógico do MP. Ele surgiu da necessidade de proporcionar as para crianças um produto com informações sobre o papel do Ministério Público e seus 30 anos de atuação no estado.
Além disso, a cartilha traz orientações sobre os direitos fundamentais que devem ser garantidos a todas as crianças. Os textos foram adaptados para a linguagem infantil, reforçando o tom lúdico para atingir esse público específico.
Assim, a cartilha “MPzinho” está disponível no prédio do MP, edifício Espaço da Cidadania, localizado na avenida Ville Roy, em Boa Vista.
“Essa sala do MPzinho foi o que veio para completar. Um espaço onde a criança possa ficar à vontade e os pais possam ser atendidos com tranquilidade, sem interferência para o nosso atendimento ficar mais eficiente. A ideia da cartilha é nós atingirmos esse público infantil, nós passarmos para eles, de uma forma lúdica, que eles possam compreender o que é o Ministério Público e quais as suas funções, o que ele pode fazer pelas crianças”, destacou a Procuradora de Justiça Rejane Gomes de Azevedo Moura, Ouvidora-Geral do MPRR.
Representatividade
Do mesmo modo, o material conta com personagens regionais para facilitar a identificação com o público-alvo. “A cartilha traz essa linguagem lúdica, faz com que as crianças se sintam representadas pelos personagens. Tem o negro, tem o indígena, tem a personagem que tá na cadeira de rodas. Então qualquer criança que tiver acesso a essa cartilha se sentirá representada”, ressalta Wellington Silva, pedagogo do MPRR.
De acordo com a Procuradora-Geral de Justiça, Janaína Carneiro Costa, a ideia é desenvolver projetos para melhorar o atendimento à comunidade.
“A Procuradoria-Geral tem incentivado projetos como esses que a comunidade pode ser atendida pelo membro do Ministério Público, sabendo que os seus filhos terão espaço adequado enquanto ocorre o atendimento e com material lúdico para que a criança, durante o atendimento, possa inclusive brincar, ter o prazer de uma leitura e ser devidamente atendida”, concluiu.
Fonte: Da Redação