OPINIÃO: com estrutura de escolas estaduais comprometidas, TRE-RR precisa mudar vários locais de votação

Mudança reflete diretamente nos eleitores que acabam passando pelo transtorno de ir votar mais longe

OPINIÃO: com estrutura de escolas estaduais comprometidas, TRE-RR precisa mudar vários locais de votação
Escola Estadual Indígena Paulo Augusto Silva, em Boa Vista – Foto: Samantha Rufino/Arquivo Roraima em Tempo

É incrível como a falta da capacidade de gestão do Governo de Roraima afetou até mesmo as eleições desse ano. Conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR), 51 locais de votação tiveram que ser trocados pelo fato de muitas escolas estaduais não apresentarem estrutura suficiente para votação.

Desses prédios, 19 são locais de votação que estão em Boa Vista e o restante no interior. Na capital, o Tribunal teve que trocar 11 escolas da 1ª Zona Eleitoral e oito da 2ª Zona. Para facilitar a vida dos eleitores, o TRE-RR escolheu escolas mais próximas das que as pessoas já votavam anteriormente.

O fato mostra o quanto o desprezo do Governo de Roraima pela Educação interfere na vida dos roraimenses diariamente. Se a falta de estrutura das escolas afeta um dia das eleições, imagina como fica a situação dos alunos que precisam das escolas para aprender e ainda concluir o ano letivo.

Não bastasse os reflexos da péssima gestão nesse último ano de Governo, a Secretaria Estadual de Educação (Seed) não conseguiu inaugurar uma escola desde dezembro de 2018, quando o atual governador assumiu o Estado como interventor.

Por outro lado, nesse período, três anos e dez meses, a gestão somente conseguiu reformar poucas escolas.

A realidade do ensino em Roraima é inacreditável. Se muitas escolas não têm prédios em condições de receber os alunos, outro agravante durante esses anos foi a situação das estradas e pontes que deixou muito estudantes sem acesso á escola. Do mesmo modo, outros dois problemas graves são a falta de transporte escolar e de professores.

Agora deixamos uma pergunta. Os alunos do Estado terão a oportunidade de tentar vestibular, fazer concurso público ou disputar uma vaga com candidatos da rede particular? A resposta fica para os pais, responsáveis, assim como para os próprios estudantes.

Da redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x