Pesquisa internacional mostra avanço na Educação Básica brasileira

Brasil ficou acima da média da América Latina, mas falhou na educação indígena

Pesquisa internacional mostra avanço na Educação Básica brasileira
Estudo foi feito com 8.871 estudantes brasileiros – Foto: Divulgação

A aprendizagem brasileira registrou avanço nas séries do 4º e do 7º ano do ensino fundamental. Assim, obteve pontuações acima da média de 16 países da América Latina e Caribe. A informação é do Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Erce) 2019, divulgado nessa semana.

O Brasil aumentou suas notas em todas as áreas avaliadas, em comparação ao monitoramento anterior, realizado em 2013. A avaliação foi feita em áreas como leitura, escrita e matemática. E no caso do 7º ano, também avaliaram a área de ciências naturais.

Conforme o relatório, o acesso à educação pré-escolar, os dias de estudo semanais, o envolvimento da família e expectativas dos pais contribuíram para os melhores resultados na aprendizagem. Contudo, observou-se a necessidade de aprimorar os mecanismos equitativos que promovam a aprendizagem entre os indígenas.

Além disso, em relação ao corpo docente e às práticas associadas aos maiores resultados, a pesquisa identificou que o interesse pelo bem-estar dos alunos, o apoio à aprendizagem do aluno, as expectativas acadêmicas dos professores em relação aos estudantes e a organização e planejamento do ensino foram fundamental para esse crescimento.

De acordo com Carlos Henríquez, coordenador do Laboratório Latino-americano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE), que conduziu a pesquisa, “o Brasil tem o desafio urgente de gerar um plano de desenvolvimento do sistema educacional, fortalecer o quadro institucional para dar os próximos passos com a prioridade de avançar em direção a uma educação mais inclusiva e equitativa. Além disso, reconhecer a importância da igualdade de gênero e da diversidade cultural e propiciar oportunidades educacionais para que todas e todos os estudantes contem com as aprendizagens fundamentais para o seu desenvolvimento”.

A pesquisa sobre o avanço da Educação Básica

O estudo que registrou avanço da Educação Básica foi feito com 8.871 estudantes brasileiros, sendo 4.522 do 4º ano e 4.349 do 7º. Foram publicados os relatórios nacionais, com informações específicas sobre o desempenho dos estudantes em cada país e regional.

Ao todo, o Erce 2019 avaliou 160 mil alunos de 4º e 7º ano do ensino fundamental ou séries equivalentes em escolas nos países participantes. Foram eles: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.

De acordo com o ministro da Educação Milton Ribeiro, o Erce “revela os avanços e o protagonismo do Brasil na América Latina e Caribe. Os dados mostram que o desempenho de estudantes melhorou em todas as áreas de conhecimento avaliadas.

*Com informações do MEC

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x