Prefeito Arthur Henrique entrega quatro toneladas de materiais educativos às UBSs do município

Equipamentos vão fortalecer os serviços ofertados pela Atenção Primária

Prefeito Arthur Henrique entrega quatro toneladas de materiais educativos às UBSs do município
Solenidade de entrega de materiais – Foto: Divulgação/PMBV

Em mais uma etapa do programa “Boa Vista +Saúde”, a Prefeitura de Boa Vista entregou nesta sexta-feira (1º), mais de quatro toneladas de materiais educativos às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Palácio 9 de Julho. Entre os itens estão jogos da memória, tapetes, bonecos, bem como teatros de fantoches, ferramentas que potencializarão o papel da Atenção Primária.

Saúde sexual e reprodutiva, gravidez na adolescência, pré-natal, alimentação, além da saúde bucal estão entre as temáticas que as unidades irão trabalhar. De acordo com o prefeito Arthur Henrique (MDB), os materiais e equipamentos contribuirão com a orientação que é feita pelos profissionais de saúde.

“Esses equipamentos e materiais permitem o trabalho com crianças, de forma lúdica, até orientação da população adulta. Quem vai usar esses materiais são os nossos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários. Ou seja, toda a equipe da Atenção Básica que tem contato direto com a população”, disse.

Os materiais educativos em saúde desempenham importante papel na promoção da saúde e prevenção de doenças na Atenção Primária. Segundo a secretária municipal de Saúde, Regiane Matos, é um momento importante, pois marca mais uma ação do programa “Boa Vista +Saúde”.

“Ao longo dos meses, o prefeito Arthur vem fazendo entregas e essa é muito importante, pois vem para fortalecer a promoção de saúde nas unidades de saúde. Inclusive, ações fora das UBSs, como em escolas, terão mais segurança no desenvolvimento dos trabalhos dos profissionais com a população”, contou.

Materiais e equipamentos odontológicos

Além da entrega dos materiais educativos, a prefeitura trocou os equipamentos odontológicos das salas. Cadeiras de atendimentos, compressores, seladora, bomba a vácuo, destiladores e instrumentais diversos foram entregues para permitir a qualificação dos atendimentos e ampliar a oferta dos serviços à população.

Investimentos na Atenção Primária

Boa Vista tem investido na Atenção Primária. No dia 27 de novembro, o prefeito Arthur Henrique lançou o programa “Boa Vista +Saúde” no município, primeira cidade brasileira a implantar o conceito de “APS do Futuro”, método para novas perspectivas e fortalecimento da porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda na ocasião, foi lançado o “Consultório na Rua” para atender a população em situação de vulnerabilidade. Uma van, totalmente equipada, já iniciou os atendimentos nas áreas de odontologia, psicologia, além de consultas médicas, pré-natal, aferição de pressão, glicemia e sinais vitais, curativos.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x