Professores aprovados em concurso da Seed denunciam demora em convocação

Por outro lado, pais de alunos reclamam da falta de profissionais nas escolas estaduais

Professores aprovados em concurso da Seed denunciam demora em convocação
Fachada da Secretaria de Educação e Desportos (Seed)- Foto: Divulgação/Seed

Professores aprovados no concurso público da educação do estado de Roraima, do cadastro reserva, denunciam que aguardam a convocação enquanto pais reclamam da falta dos profissionais nas escolas estaduais.

De acordo com um dos aprovados que prefere não ser identificado, o Governo mantém professores seletivados dando aula com contratos vencidos.

Ele explicou que em janeiro deste ano, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) renovou vários contratos de seletivados, sendo a maioria com prazo até março. Contudo, a pasta mantém o vínculo com estes profissionais.

“Tem a situação de mais de 600 seletivados com contratos vencidos desde março, isso é uma vergonha. Tem professores habilitados em concurso aguardando nomeação e a secretária fica dizendo que esses professores tão cobrindo um déficit dos professores que estão com licença. Isso é mentira porque tem professores seletivados desde 2012 com vínculo sendo renovado ano após ano. Agora, o contrato desses seletivados venceu em março e ela continua mantendo esse pessoal”, disse.

Falta de professores

Enquanto os professores aguardam a convocação, pais reclamam da falta de professores. Por exemplo, o responsável de um aluno da Escola Monteiro Lobado que preferiu não se identificar, relatou sobre a falta de docentes de física e espanhol.

Ele afirmou que a escola sofre com falta de professores desde o ano passado. Além disso, teme que o aprendizado dos alunos seja prejudicado.

Esse ano já terminou o primeiro bimestre e tem turma do 2º ano do ensino médio que não tem professor de física […] saíram tampando buraco e terminou o primeiro bimestre, ninguém fez prova de física e o pior, ninguém estudou absolutamente nada da disciplina física, incorrendo em um prejuízo muito grande para os alunos. Já que são do segundo ano, e no próximo ano, esses alunos vão encarar prova do Enem, vão encarar um vestibular sem ter estudado absolutamente nada”, destacou.

Além disso, ele também relatou sobre problemas na estrutura da escola e fez críticas à gestão atual.

“Já foi feito denúncia anteriormente, o Ministério Público da Educação não tomou conhecimento, a Secretaria de Educação idem, o Governo do Estado não está se preocupando com os estudantes do Estado […] tem sala de aula que quebra o ar condicionado, conserta num dia e no dia seguinte está quebrado novamente. É o nosso dinheiro indo para o ralo, não é? Por conta da incompetência da Secretaria de Educação, por conta da incompetência do governo, por conta da incompetência de direção de escola”, criticou.

Preocupação dos alunos

Nesta semana, alunos do 8º ano do Colégio Militarizado Professora Wanda David Aguiar também denunciaram a falta de professores de português e ciências.

Do mesmo modo, os alunos sofrem com falta de atividades durante o ensino remoto. Uma aluna que não quis ser identificada disse estar preocupada porque o bimestre já está em fase de encerramento.

“Desde que começaram as aulas remotas, eu não peguei nenhuma atividade. Nem de português e nem de ciências. Sempre que perguntavam sobre as atividades, eles falavam que estavam esperando os professores do concurso. Porém, as aulas presenciais começaram e agora já está fechando o primeiro bimestre, com nota, com tudo e não tem professor nem de ciências e nem de português”, pontuou

Entenda

professores aprovados no concurso da Seed que aguardam no cadastro de reserva, pedem a convocação da categoria no certame realizado pelo governo.

Os profissionais já realizaram diversos atos em favor da convocação. O ato já recebeu apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima (Sinter).

Citada

Em nota, a Seed esclareceu que ainda existem necessidades de professores para atender as escolas da rede estadual tanto da Capital, Interior e Áreas Indígenas.

Dessa forma, afirmou que o governo está trabalhando para suprir tais necessidades com a contratação de novos professores efetivos, aprovados no último Concurso Público e também com a convocação de professores aprovados em processo seletivo.

Ela esclareceu ainda que há muitos professores do quadro efetivo que estão afastados por motivo de saúde ou de licença para estudos. Neste caso, a vaga de efetivo permanece com o docente afastado de suas funções, e não abre vaga para convocação de novos concursados. Com isso, é necessário o chamamento de professores do quadro temporário.

A Seed informou que até o momento, 482 docentes já tomaram posse e na próxima semana está prevista a posse de mais 100 professores aprovados no concurso público, convocados do Cadastro Reserva.

Fonte: Rádio 93 FM

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x