Professores indígenas pedem saída de Nonato Mesquita da Secretaria de Educação

Motivo ocorre após nomeação de professora em departamento sem consulta ao conselho dos professores; conforme Organização, Governo tem dificultado o diálogo com os professores indígenas

Professores indígenas pedem saída de Nonato Mesquita da Secretaria de Educação
Nonato Mesquita – Foto: Divulgação/Governo de Roraima

A Organização dos Professores Indígenas de Roraima (Opirr) está pedindo a saída do Secretário Estadual de Educação e Desporto (Seed), Nonato Mesquita do cargo. O motivo, é a nomeação de uma professora para o Departamento de Educação Escolar Indígena (DEEI) sem consulta ao conselho.

Conforme a Coordenadora da Opirr, Rosivânia Magalhães, a justificativa é que a professora indicada pelo Governo, não faz parte da lista tríplice definida pela Organização no ano passado.

“A Organização é que representa tudo no âmbito da educação [indígena]. Mediante isso, quando acontece as assembleias nós convidamos todas as organizações, pois definimos tudo. Houve três nomes cotados para assumir o departamento ano passado e sabemos quem estava à frente das lutas.” disse.

Rosivânia ressaltou que o próprio governador Antonio Denarium (PP) disse que respeitaria a decisão do conselho.

“O governador disse que o departamento foi criado para dar autonomia aos povos indígenas. Ele disse que iria respeitar a nomeação escolhida pela Organização.

Conforme ela, mais três nomes foram cotados pela assembleia para assumir o cargo, no entanto, houveram desistências.

“A professora estava na assembleia, mas o seu nome não foi cogitado. Ela não colocou o nome dela à disposição. E, não foi indicada pela região dela.” explicou.

‘Sem diálogo’

Ainda de acordo com Rosivânia, o pedido pela saída do secretário diz respeito também, a falta de compromisso com a educação dos povos indígenas. Ela afirmou que já houve tentativa de encontro com o governador. No entanto, os representantes não foram recebidos.

“O secretário não chamou a Organização para conversar. Tem também a questão da EJA que ele mandou fechar, tem comunidade que estão há mais de 15 dias sem receber a merenda, questão sobre o transporte escolar de alunos sendo carregados nas carrocerias e inúmeras situações por parte do secretário e nem do Governo para conversar conosco.”

Assim, Rosivânia também falou sobre uma possível paralisação dos professores.

“Nós vamos manter o nome da professora nomeada pela assembleia. Se eles não respeitarem a nossa decisão de base, nós vamos vir para uma paralisação geral maior que a de 2015.”

Entenda

No último dia 7, os professores indígenas se posicionaram de forma contrária à gestão do governador Antonio Denarium. A atitude ocorreu após exoneração de uma diretora do DEEI, indicada pela Opirr.

O líder macuxi da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, Telmo Ribeiro, divulgou uma nota de repúdio ante à situação. Conforme ele, Denarium conduz o processo de educação indígena de forma autoritária.

Ele explicou que a exoneração ocorreu durante as férias da servidora pública e sem comunicação prévia. O governador teria nomeado uma aliada política no lugar da ex-diretora.

No entanto, a mudança no cargo não discutida em assembleia. Normalmente organizada pela Opirr. Na ocasião, participam tuxauaus, lideranças, o Conselho Indígena de Roraima (CIR), diretores, coordenadores, bem como membros da comunidade.

Do mesmo modo, eles também discutem sobre a educação indígena no estado. Bem como a escolha dos representantes, como ampara a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), nº 9394/1996.

Dessa forma, o líder Telmo Ribeiro afirmou que Denarium reprime a legítima forma do povo indígena se organizar. E, expôs a situação que ele descreve como um “cenário de abandono” das escolas indígenas de Roraima.

Leia também

Citado

A Reportagem procurou o Governo para posicionamento sobre o caso. Por meio de nota, disse que a pessoa nomeada para o DEEI representa comunidades indígenas. Contudo, o governo não comentou a respeito da falta de diálogo com o secretário da Seed e professores indígenas.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x