Educação

Professores indígenas pedem saída de Nonato Mesquita da Secretaria de Educação

A Organização dos Professores Indígenas de Roraima (Opirr) está pedindo a saída do Secretário Estadual de Educação e Desporto (Seed), Nonato Mesquita do cargo. O motivo, é a nomeação de uma professora para o Departamento de Educação Escolar Indígena (DEEI) sem consulta ao conselho.

Conforme a Coordenadora da Opirr, Rosivânia Magalhães, a justificativa é que a professora indicada pelo Governo, não faz parte da lista tríplice definida pela Organização no ano passado.

“A Organização é que representa tudo no âmbito da educação [indígena]. Mediante isso, quando acontece as assembleias nós convidamos todas as organizações, pois definimos tudo. Houve três nomes cotados para assumir o departamento ano passado e sabemos quem estava à frente das lutas.” disse.

Rosivânia ressaltou que o próprio governador Antonio Denarium (PP) disse que respeitaria a decisão do conselho.

“O governador disse que o departamento foi criado para dar autonomia aos povos indígenas. Ele disse que iria respeitar a nomeação escolhida pela Organização.

Conforme ela, mais três nomes foram cotados pela assembleia para assumir o cargo, no entanto, houveram desistências.

“A professora estava na assembleia, mas o seu nome não foi cogitado. Ela não colocou o nome dela à disposição. E, não foi indicada pela região dela.” explicou.

‘Sem diálogo’

Ainda de acordo com Rosivânia, o pedido pela saída do secretário diz respeito também, a falta de compromisso com a educação dos povos indígenas. Ela afirmou que já houve tentativa de encontro com o governador. No entanto, os representantes não foram recebidos.

“O secretário não chamou a Organização para conversar. Tem também a questão da EJA que ele mandou fechar, tem comunidade que estão há mais de 15 dias sem receber a merenda, questão sobre o transporte escolar de alunos sendo carregados nas carrocerias e inúmeras situações por parte do secretário e nem do Governo para conversar conosco.”

Assim, Rosivânia também falou sobre uma possível paralisação dos professores.

“Nós vamos manter o nome da professora nomeada pela assembleia. Se eles não respeitarem a nossa decisão de base, nós vamos vir para uma paralisação geral maior que a de 2015.”

Entenda

No último dia 7, os professores indígenas se posicionaram de forma contrária à gestão do governador Antonio Denarium. A atitude ocorreu após exoneração de uma diretora do DEEI, indicada pela Opirr.

O líder macuxi da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, Telmo Ribeiro, divulgou uma nota de repúdio ante à situação. Conforme ele, Denarium conduz o processo de educação indígena de forma autoritária.

Ele explicou que a exoneração ocorreu durante as férias da servidora pública e sem comunicação prévia. O governador teria nomeado uma aliada política no lugar da ex-diretora.

No entanto, a mudança no cargo não discutida em assembleia. Normalmente organizada pela Opirr. Na ocasião, participam tuxauaus, lideranças, o Conselho Indígena de Roraima (CIR), diretores, coordenadores, bem como membros da comunidade.

Do mesmo modo, eles também discutem sobre a educação indígena no estado. Bem como a escolha dos representantes, como ampara a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), nº 9394/1996.

Dessa forma, o líder Telmo Ribeiro afirmou que Denarium reprime a legítima forma do povo indígena se organizar. E, expôs a situação que ele descreve como um “cenário de abandono” das escolas indígenas de Roraima.

Leia também

Citado

A Reportagem procurou o Governo para posicionamento sobre o caso. Por meio de nota, disse que a pessoa nomeada para o DEEI representa comunidades indígenas. Contudo, o governo não comentou a respeito da falta de diálogo com o secretário da Seed e professores indígenas.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

12 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

15 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

16 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

16 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

17 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

19 horas ago