Projeto com jogos de educação financeira em escolas públicas abre vagas para Roraima

Educadores da rede pública de ensino podem se inscrever por meio de formulário online

Projeto com jogos de educação financeira em escolas públicas abre vagas para Roraima
Jogos são para crianças a partir de seis anos – Foto: Divulgação/IBS

O projeto Jogos de Educação Financeira do Instituto Brasil Solidário (IBS) abriu vagas para capacitação em educação financeira para os educadores da rede pública de ensino de Roraima. O instituto vai ofertar a doação de material pedagógico, incluindo os jogos educativos Piquenique e Bons Negócios.

Conforme o instituto, o foco é chegar a 1 milhão de alunos beneficiados pela iniciativa. Profissionais da educação de todos os munícipios podem se inscrever por meio do cadastro de adesão 2022. Para isso, os interessados devem se inscrever no formulário online.

Ao todo, o programa já beneficiou 600 mil alunos no Brasil e 10 mil no Chile. De acordo com o IBS, a iniciativa já ocorreu em escolas das regiões do Maranhão, Pará, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, São Paulo, Ceará, Piauí, Rio Grande do Sul, Tocantins, Mato Grosso e Rondônia.

A iniciativa ocorre desde 2017 e fomenta um modelo de aprendizagem ativa dentro das escolas públicas. Os alunos a partir de 6 anos de idade já participam das atividades.

Além de tratar sobre educação financeira, os jogos abordam questões interdisciplinares, como por exemplo economia de água, luz, reciclagem, alimentação saudável, gentileza, consumo consciente, decisões por impulso, mobilidade urbana e respeito. 

Durante a pandemia da Covid-19, o projeto adaptou um dos jogos para o formato online. O jogo está disponível no site do projeto.

Sobre os jogos

Para os alunos a partir de 6 anos de idade, o jogo “Piquenique”, traz um formato leve e divertido. Através dele, os pequenos poderão imaginar um passeio ao ar livre com um grupo de crianças.

Durante o percurso surgem os desafios que exigem tomadas de decisões e cumprimento de responsabilidades do dia a dia, como por exemplo pagar contas. O objetivo é transmitir o conceito de poupar de maneira natural e próxima a realidade desses alunos.

Por outro lado, os estudantes a partir de 10 anos, recebem o jogo de cartas “Bons Negócios”. O jogo visa principalmente aproximá-los da experiência prática de investir. Além disso, abrange ótimas oportunidades de incentivar a negociação e uma visão ampla da rotina de um empreendedor já atuante. 

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x