Projeto do Instituto Federal que ensina robótica, representa Roraima em evento nacional no Espírito Santo

Evento reúne profissionais e estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, abordando o papel da inovação e do empreendedorismo no desenvolvimento da educação profissional no País

Projeto do Instituto Federal que ensina robótica, representa Roraima em evento nacional no Espírito Santo
Foto: Divulgação

O Instituto Federal de Roraima (IFRR), por meio do Campus Avançado Bonfim, está representando Roraima no evento Empreendedorismo, Inovação e Tecnologias Digitais na Rede Federal na cidade de Cidade da Inovação do Ifes, no Espírito Santo.

Como resultado, o evento reúne profissionais e estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, abordando o papel da inovação e do empreendedorismo no desenvolvimento da educação profissional no País.

Representando o IFRR, a professora Karla Tabosa e a estudante bolsista Olívia Silva Oliveira de Moraes apresentaram, o projeto “Ensino da Lógica de Programação e Raciocínio Matemático Aplicados à Robótica”, iniciativa desenvolvida em parceria com o Ifes.

O projeto

Em Roraima, o projeto de extensão teve desenvolvimento em 2023. O objetivo era promover o ensino da lógica de programação e do raciocínio matemático. Isso com o auxílio da robótica para alunos dos anos finais do ensino fundamental (do 6.° ao 9.° ano) de escolas públicas de de Roraima.

Sendo assim 3 escolas do Bonfim, 1 do Amajari e 2 de Boa Vista receberam atendimento. Dessa forma o resultado foi de 290 estudantes.

Segundo a professora Karla, o projeto aprimora as habilidades técnicas dos alunos e também prepara jovens para um mercado de trabalho.

Para a estudante Olívia Silva Oliveira de Moraes, a participação no evento representa uma conquista pessoal e acadêmica. “Estar em um evento como esse é um sonho realizado, que me proporcionou novas experiências, aprendizado e novos amigos”, disse.

O evento

O EducaMundo 4.0 representa uma plataforma significativa para projetos como o do IFRR e do Ifes. Ele incentiva a troca de experiências e o compartilhamento de práticas que fortalecem o ecossistema de inovação nas instituições federais.

Por fim, a iniciativa promove a formação de redes de colaboração e o desenvolvimento de novas tecnologias para a educação. O que reforça o papel da Rede Federal como protagonista no ensino técnico e profissionalizante no Brasil.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x