Educação

Sustentabilidade, diversidade e tecnologias sociais são destaques da 4ª Feira de Iniciação Científica em Boa Vista

Alunos de 110 escolas da Rede Municipal de Ensino participam da 4ª edição da Feira de Iniciação Científica de Boa Vista, que segue até quinta-feira, 19, na Escola Municipal Palmira de Castro Machado. Neste ano, o evento aborda a temática “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais” e reúne 256 trabalhos de pesquisa e experiências, sendo a maioria envolvendo sustentabilidade.

A temática do evento está alinhada à 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e convida todos a refletirem sobre a riqueza dos biomas brasileiros. Além de explorar a biodiversidade de cada região, o foco também está na diversidade cultural e nos saberes ancestrais das comunidades que vivem nesses lugares. É uma oportunidade para aprender mais sobre ciência de forma divertida e acessível.

Incentivo à pesquisa

A Feira de Iniciação Científica ocorre em 2 fases. A 1ª foi promovida internamente nas escolas, com a seleção dos trabalhos de mais destaque para esta 2ª fase, que conta com a participação de alunos da Educação Infantil (Creches e Pré-escolas), Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais (1º ao 6º ano) e suas modalidades, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos – EJA (1ª a 4ª série) e Educação Indígena e do Campo, inscritas via Plataforma Even3. É toda a galera reunida em um só local.

“O talento e a dedicação que vemos aqui são reflexos de todo o potencial das nossas crianças e jovens. Incentivar a pesquisa científica desde cedo é essencial, pois permite que eles desenvolvam um olhar crítico, criativo e transformador sobre o mundo. Esses projetos vão muito além do ambiente escolar, contribuindo para o crescimento pessoal e acadêmico dos alunos e plantando sementes que, no futuro, podem gerar grandes soluções para a sociedade”, ressaltou a secretária-adjunta de Educação e Cultura, Meiry Jane.

Propostas inovadoras

A maioria dos projetos apresentados na feira é da área de sustentabilidade, meio ambiente, tecnologia e saúde. O grupo de Júlia Yasmin, de 9 anos, aluna do 2° ano da Escola Municipal Branca de Neve, levou para a Feira de Iniciação Científica a temática “Proteger para Preservar: Consequências das queimadas para a fauna”.

Eles abordaram o caso do Parque Germano Augusto Sampaio, que em fevereiro deste ano pegou fogo por conta das altas temperaturas e estiagem. O incêndio matou 14 cobras. Eles retrataram o ocorrido em uma maquete. O desenvolvimento do trabalho incluiu visitas ao local afetado e ao Bosque dos Papagaios. “Aprendi que não podemos queimar a casa dos animais e que devemos cuidar do meio ambiente. Minha primeira vez na feira e estou achando muito legal”, contou Júlia Yasmin.

Já o grupo do aluno Devid Mathias, de 9 anos, estudante do 4° ano da Escola Municipal do Campo José David Feitosa Neto falou sobre o famoso buriti e seus diversos benefícios para o meio ambiente, economia, saúde e muito mais. “Nossa ideia foi mostrar para as pessoas que dá para fazer muita coisa com o Buriti. Trouxemos fruta, suco, doce e uma cesta feita com a palha”, contou.

Sobre a feira

Em 2024, dois diferenciais são destaques na FEIC/BV. O primeiro deles refere-se ao estímulo, entendimento, discussão, exercício e a elaboração de práticas pedagógicas inovadoras inspiradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), os quais as Nações Unidas estão contribuindo para que o Brasil atinja a Agenda 2030.

O outro se referem ao concurso de Desenho para a logo oficial da feira, que aconteceu inicialmente nas escolas, com alunos do 4° e 5° ano. O vencedor foi selecionado por uma comissão da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).

Os três primeiros colocados de cada Etapa Escolar e o vencedor do Concurso de Desenho da Logo receberão troféus, certificados e medalhas. O primeiro colocado na Classificação Geral, da Fase Final, poderá ter seu trabalho credenciado para um evento científico regional ou nacional.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

View Comments

Recent Posts

Ministério Público e Ministério da Justiça criam laboratório de tecnologia contra lavagem de dinheiro em RR

Ele será vinculado ao Grupo de Atuação Especial de Combate ás Organizações Criminosas e de…

11 horas ago

Familiar de paciente internada na maternidade precisou comprar água para mulher tomar banho após desabastecimento, diz denúncia

De acordo com o relato do marido da paciente, ao pedir suporte da direção, recebeu…

12 horas ago

Alunos do curso de teatro da Prefeitura de Boa Vista apresentam espetáculo ‘A Família Perfeita’ neste sábado, 21

Entrada será gratuita. Espetáculo é uma comédia romântica que retrata uma família problemática e cheia…

12 horas ago

Mulheres ganham 20% menos do que homens em mais de 50 mil empresas

Mulheres negras ganham metade do salário de homens não negros

13 horas ago

Maioria dos professores já presenciou casos de racismo entre alunos, revela pesquisa

Índice cresce entre professores do ensino fundamental

15 horas ago

Governo Federal autoriza uso da Força Nacional para combater incêndios florestais em Caracaraí

Contingente vai atuar no município do interior de Roraima durante 90 dias

16 horas ago