UFRR realiza seminário sobre 30 anos da Terra Indígena Yanomami

Evento é aberto ao público e contará com a presença de diversas lideranças indígenas, entre elas Davi Kopenawa

UFRR realiza seminário sobre 30 anos da Terra Indígena Yanomami
Evento é gratuito e aberto ao púbico – Foto: Reprodução/Facebook/UFRR

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), apresentará o seminário “O Futuro É Indígena: 30 Anos Da Terra Yanomami”. O debate será realizado nos dias 11 e 12 de agosto, no auditório da Sala de Cinema do Centro Amazônico de Fronteiras (CAF/UFRR).

Sobretudo, o debate tem como tema a demarcação da Terra Indígena Yanomami e as principais lideranças indígenas estarão presentes.

Interessados devem realizar a inscrição através do formulário. Basta preencher suas informações pessoais, contato e dados da instituição que representa.

O vice-coordenador do PPGCOM-UFRR, professor Vilso Junior Santi, alerta que é importante realizar a pré-inscrição, principalmente para àqueles interessados na certificação.

“A emissão e posterior envio dos certificados aos participantes só será possível com acesso aos dados dos interessados. Por isso é importante que todos enviem previamente as informações”, ressaltou

Convidados

Dentre as lideranças indígenas com presença confirmada está Davi Kopenawa, xamã e líder do povo Yanomami. Além disso, ele também preside da Hutukara Associação Yanomami.

Da mesma forma, participaram dos debates, os líderes indígenas:

  • Dário Kopenawa, vice-presidente da Hutukara Associação Yanomami;
  • Maurício Ye’kwana, diretor da Hutukara Associação Yanomami;
  • Júlio Ye’kuana, presidente da Associação Wanasseduume Ye’kwana;
  • Edinho Batista Macuxi, coordenador do Conselho Indígena de Roraima (CIR);
  • Júnior Hekurari, coordenador do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kwana (Condisi-YY).

O procurador do Ministério Público Federal de Roraima (MPF/RR), Alisson Marugal, titular na Defesa dos Direitos e Minorias, também estará presente nos debates.

Programação

Evento ocorrerá nos dias 11 e 12 de agosto

Por outro lado, o evento contará ainda com uma Exposição Fotográfica sobre a realidade do garimpo dentro da Terra Indígena Yanomami.

Nesse sentido, as fotos vão apresentar o modo de vida dessa população (sem o garimpo ilegal), o seu cotidiano e alguns dos trabalhos comunitários acompanhados pelo Instituto Socioambiental (ISA) – também parceiro na organização do evento.

São parceiros na organização do evento o PPGCOM-UFRR, a Hutukara Associação Yanomami, o Instituto Socioambiental (ISA), bem como o Amazoom – Observatório Cultural da Amazônia e Caribe.

Fonte: Amazoom

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x