Jogos das Escolas Indígenas reúnem mais de 500 jovens atletas na Comunidade Ilha

Durante a abertura do evento, o prefeito Arthur Henrique fez também a entrega de uma quadra poliesportiva coberta, além da revitalização total da Escola Municipal Tuxaua Albino Morais, onde ocorrem as competições

Jogos das Escolas Indígenas reúnem mais de 500 jovens atletas na Comunidade Ilha
Abertura do evento – Foto: Divulgação/Prefeitura de Boa Vista

A Comunidade Ilha recebeu nesta quinta-feira (2), a 3ª edição dos Jogos das Escolas Indígenas, evento que já faz parte do Calendário de Ações da Prefeitura de Boa Vista e que, este ano, reúne cerca de 528 alunos das 12 unidades escolares indígenas que integram a rede.

As disputas seguem até esta sexta-feira (3), com seis modalidades esportivas: Bola ao Alvo, Cabo de Guerra, Corrida Livre, Futsal do Lavrado, Baladeira, bem como Arco e Flecha.

Na oportunidade, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB) fez também a entrega de uma quadra poliesportiva coberta na Escola Municipal Tuxaua Albino Morais, unidade onde os jogos estão acontecendo.

A quadra possui estrutura moderna, com espaço lúdico, assentos e já está sendo utilizado para sediar algumas disputas do evento. Além disso, a unidade recebeu muro com alambrado e foi totalmente revitalizada, com todos as salas climatizadas.

Investimento em escolas indígenas e do campo

Em 2023, a Escola Municipal Indígena Francisca Gomes da Silva, localizada no Truaru, foi a primeira a receber uma quadra, seguindo então os mesmos padrões. Além disso, a unidade ganhou muros com alambrado.

Do mesmo modo, ainda em novembro, foi a vez da Escola Leila Maria da Silveira, no Murupu, ser contemplada. Conforme a Prefeitura, ainda restam outras 13 quadras a serem entregues, distribuídas entre escolas indígenas e do campo.

“Sabemos que a prática esportiva é essencial para o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças, além de fortalecer valores e trabalho em equipe. Temos investido de forma significativa nas escolas indígenas e do campo, oferecendo o mesmo padrão de qualidade das unidades da capital. Todo esse compromisso reflete diretamente no rendimento dos alunos e contribui para o bem-estar e qualidade de vida deles”, disse o Arthur Henrique.

Incentivo ao esporte e valorização da cultura indígena

Atualmente, cerca de 900 crianças da pré-escola ao 5º ano do fundamental estudam nas escolas indígenas de Boa Vista. Nessas unidades, os alunos têm a oportunidade de aprender Macuxi e/ou Wapichana, componente de Língua Materna.

Além disso, alguns outros fatores importantes são levados em consideração: café da manhã, transporte escolar, cardápio adequado às necessidades nutricionais das crianças, tendo como referência a alimentação tradicional das comunidades.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Consuêlo Sales, os Jogos das Escolas Indígenas é mais uma forma de valorizar a cultura das comunidades, a exemplo das modalidades esportivas escolhidas, que são parte da rotina dos moradores.

“É um momento de encontro, aprendizagem, valorização e resgate da cultura indígena. A participação nos jogos vem crescendo a cada edição e isso nos deixa muito orgulhosos em contribuir para o desenvolvimento das nossas crianças”, explicou.

Prazer em competir

Pedro Henrique, de 9 anos, é aluno da Escola Municipal Indígena Martins Pereira e competirá nas modalidades de arco e flecha e futsal do lavrado. Para ele, um momento de pura diversão. “Estou muito feliz. Acho legal porque os amigos de todas as escolas se juntam para jogar”, contou.

Ana Sophia, de 6 anos, aluna da Escola Municipal Francisca Gomes da Silva também está animada com a competição. “Eu adoro brincar com os amigos e fazer novas amizades. Os jogos que eu mais gosto é a corrida e o cabo de guerra”, falou.

Premiação

Também como forma de valorizar e incentivar os alunos, os Jogos das Escolas Indígenas incluem premiação como Troféus e medalhas para as escolas e equipes classificadas do 1° ao 3° Lugar e medalhas de participação para todos os atletas que não alcançarem premiação no pódio.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x