Esporte

Jovem de Boa Vista apoiada pelo Bolsa Atleta passa a integrar Seleção Olímpica de Boxe

O Bolsa Atleta, um dos principais programas de incentivo ao esporte em Roraima é símbolo de investimento na formação de atletas de alto rendimento. O programa proporciona a descoberta de novos talentos. Um destes exemplos é o da boxeadora Rafaela Marques Silva, de 16 anos, que passou a integrar a Seleção Olímpica de Boxe após ser destaque em diversas competições nacionais e internacionais.

Nesse sentido, convocada em fevereiro para a seleção, Rafaela está desde o início de março em São Paulo, treinando junto a atletas de alto rendimento. Com foco nas Olimpíadas de 2024, que acontecerão em Paris, a atleta tem uma rotina intensa de treinamentos que se iniciam às 5h da manhã e seguem até às 16h.

Conforme Rafaela, considera o momento muito importante, mesmo que tenha que ficar longe de amigos de família.

“Está sendo um momento muito importante para mim, para minha família e representa a realização de um sonho. Não é fácil estar longe de casa, da família, dos amigos e da minha cidade, mas faço disso a minha motivação diária. Sempre digo que a gente colhe o que planta e neste momento sinto que estou colhendo os resultados de muito trabalho e dedicação”, disse.

Apoio do Bolsa

De acordo com o pai e treinador Ronaldo Silva, o Bolsa Atleta foi essencial para o desenvolvimento da Rafaela, possibilitando treinos de qualidade e fazendo com que a atleta se igualasse a atletas de nível nacional. Ronaldo não esconde seu orgulho, mas se mantém firme em seu objetivo.

“Fico dividido entre pai e treinador. O lado pai carrega uma felicidade que não cabe no peito. Já o lado treinador é mais firme para não deixar ela perder o foco. Queria dizer toda hora que ela é meu orgulho e que a admiro demais”, falou.

Carreira de sucesso

Dessa forma, a jovem coleciona uma série de títulos importantes no esporte. Em 2022, Rafaela teve sua convocação para seleção brasileira juvenil e participou de vários torneios. Representou o Brasil no Campeonato sul-americano em Rosário, Argentina onde conquistou bronze.

Em Normandy, França, Rafaela fez história sendo a primeira campeã mundial estudantil do boxe brasileiro. Ainda em 2022, foi para o internacional da Espanha e ficou com a prata. No campeonato brasileiro, foi campeã nas três lutas em que competiu, sendo eleita a melhor atleta juvenil do Brasil.

Sobre o programa

O programa tem suas atividades voltadas aos praticantes de destaque das modalidades olímpicas e paralímpicas. Além disso, oferta uma bolsa que varia entre R$ 500 e R$ 800, conforme a categoria (Juvenil – 12-17 anos e Adulto – 18-28 anos).

Portanto, a ideia é que com o auxílio, os atletas possam se dedicar com exclusividade aos treinamentos e competições. As modalidades contempladas são reconhecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A bolsa tem duração de 12 meses, podendo ser renovada no ano seguinte.

Por fim, a liberação dos recursos se dá em parcelas, com pagamento até o 10° dia útil. Por outro lado, o benefício fica sujeito a cancelamento a qualquer momento, caso o atleta descumpra algum critério de participação do programa.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Acidentes de trânsito: Roraima tem 9 registros apenas nesta sexta-feira (5)

Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos

7 horas ago

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

10 horas ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

10 horas ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

11 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

12 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

13 horas ago