Esporte

Prefeitura reúne 17 comunidades indígenas na I Copa Macuxi de Futebol

A Prefeitura de Boa Vista iniciou nesta terça-feira (19) a I Copa Macuxi de Futebol. O evento de abertura ocorreu na comunidade Vista Alegre, área indígena da capital.

A copa reúne times de 17 comunidades de Boa Vista, 15 dos times são masculinos, 12 femininas e 10 da categoria Sub-17. Conforme o prefeito Arthur Henrique (MDB), o prêmio do torneio é de R$ 82 mil, dividido de forma igualitária entre os vencedores de cada categoria.

“Estamos iniciando a maior competição de futebol indígena do estado de Roraima. É uma forma da gente construir também, além de valorizar a cultura local e promover lazer também para as comunidades indígenas garantir uma interação entre todas”, disse.

A abertura ocorreu no Dia dos Povos indígenas, uma maneira de homenagear a população originária do Estado. De acordo com Dinarte Pereira, tuxaua da comunidade, a I Copa Macuxi representa a valorização das comunidades.

“É um privilégio como liderança da comunidade aqui receber este grande evento aqui na nossa comunidade de Vista Alegre. Isso vai estimular mais os jovens e também vamos descobrir talentos de pessoas aqui da comunidade. Eu tenho plena certeza que daqui vai sair um grande campeão ou uma grande campeã!”, ressaltou.

Além disso, a organização do evento foi feita pela Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas em parceria com a Federação de Esporte, Turismo e Cultura (Fetec). Conforme o secretário de agricultura, Guilherme Adjuto, a ideia surgiu ainda na gestão da ex-prefeita Teresa Surita (MDB), porém só foi possível colocar em prática neste ano.

“A gente tem certeza que o resultado disso vai ser muito bom e vai repercutir em todo o estado, porque todos os indígenas gostam do futebol, gostam de lazer e o município de Boa Vista mais uma vez sai a frente”, completou.

Copa

O primeiro jogo foi entre os times da Comunidade da Ilha e Vista Alegre. Os times empataram com um placar de 1 a 1. O torneio deve finalizar no dia 5 de junho, com entrega de medalhas bem como a premiação em dinheiro.

Fonte: Da Redação

Samantha Rufino

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

13 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

15 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

17 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

17 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

17 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

19 horas ago