Roraimense Samir Xaud é eleito presidente da CBF

Médico e empresário roraimense assume o comando da CBF com apoio de 26 federações estaduais e clubes como Vasco, Palmeiras e Grêmio

Roraimense Samir Xaud é eleito presidente da CBF
Novo presidente da CBF, Samir Xaud – Foto: Reprodução

Samir Xaud é o mais novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Eleito na manhã deste domingo, 25, o roraimense comandará a instituição entre os anos de 2025 e 2029. Ele foi o único candidato registrado, recebendo apoio de 26 das 27 federações estaduais e de clubes como Vasco, Palmeiras e Grêmio.

Além de ter apenas um candidato para presidência, a eleição também chamou a atenção pelo uso inédito de urnas eletrônicas. Conforme a instituição, o uso do aparelho marca uma nova era de modernização, e garantir maior credibilidade e transparência durante o processo.

Entretanto, a eleição de Xaud ocorre em um momento frágil e instável na CBF, onde, ao longo dos anos a instituição foi palco de diverso escândalos de corrupção envolvendo ex-presidentes e o mais alto escalão de dirigentes.

Atual cenário

Além disso, a Seleção Brasileira atravessa um dos piores momentos na história do futebol. Desde a Copa de 2022, a seleção teve cinco técnicos. Tite, Ramon Menezes, Fernando Diniz, Dorival Júnior e, por fim, Carlo Ancelotti. Atualmente, o técnico é cotado como a principal promessa de renovação do futebol brasileiro juntamente à gestão visionária e inovadora prometida por Samir.

“A imagem da CBF tem sido, por muito tempo, associada à desconfiança e ao distanciamento. Isso vai mudar. Vamos transformar essa instituição para que cada colaborador sinta felicidade e orgulho de trabalhar aqui e para que todos se sintam efetivamente representados”, disse Samir em seu discurso.

Derrotas em jogos das eliminatória, que ameaçam a vaga do Brasil na Copa do Mundo de 2026 e a precoce eliminação da Copa América em 2024, geraram a desconfiança e sobretudo, a revolta do torcedor brasileiro.

“Em relação à seleção, queremos mais do que títulos: queremos que o povo brasileiro volte a se identificar com a seleção canarinho“, disse Samir.

Afirmação da tradição na Seleção Brasileira

Recentemente, nas redes sociais, surgiram rumores onde a Seleção Brasileira poderia usar a cor vermelha no uniforme ao invés da tradicional cor verde e amarela. Embora o episódio tenha levantado discussões fervorosas na mídia, Samir afirma que em sua gestão preza portanto, pelas cores tradicionais dos uniformes.

“A seleção, suas camisas amarela e azul, são símbolos da nossa identidade nacional. Que na Copa do Mundo de 2026 estejamos todos juntos na torcida e unidos no amarelo, no azul, no verde e no branco, que são as cores que simbolizam e representam a nossa nação” Complementou o novo presidente.

Por fim, em seu discurso de posse, Samir mencionou a região Norte em agradecimento pela jornada até a presidência da CBF.

“Essa nova CBF nasce com a alma do Norte, com os pés fincados na cultura macuxi, com o olhar voltado para o futuro e com o compromisso inegociável de honrar a identidade, os sonhos e o potencial imenso da nossa gente. Que a força do povo do Norte esteja comigo ao longo dessa caminhada! E que nunca me falte a memória daqueles que me confiaram esta missão! É tempo de uma nova CBF! Muito obrigado.”, finalizou o novo presidente da CBF.

Quem é Samir Xaud

Samir de Araújo Xaud, nasceu em Boa Vista em 25 de fevereiro de 1984, e é médico infectologista, com especialização em medicina esportiva. Além disso, é empresário no ramo de academias e treinamento multidesportivo.

Filho de Zeca Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol (FRF) por quase 50 anos, Samir iniciou sua trajetória no futebol como goleiro profissional do Atlético Roraima no início dos anos 2000, antes de se dedicar aos estudos e à carreira médica. Ele também atuou como diretor do Hospital Geral de Roraima (HGR).

Trajetória no futebol

Em janeiro deste ano, também em chapa única, Samir Xaud se elegeu presidente da Federação Roraimense de Futebol (FRF) para os anos de 2027 a 2031 dessa forma, sucedendo seu pai no cargo.

Entre seus objetivos, destaca-se a ambição de levar o futebol roraimense à Série C do Campeonato Brasileiro e ampliar as vagas para clubes locais em competições nacionais.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x