A Policia Civil de Roraima (PCRR) apontou nesta terça-feira (28) que 20,9% das investigações de crimes concluídos no município de Alto Alegre, são de estupros de vulneráveis.
De acordo com a Civil, durante o ano de 2021, dos 110 inquéritos, 23 tinham como relato uma criança ou adolescentes vítimas de abusos. Então após os procedimentos, acionam o Ministério Público de Roraima (MPRR) que acompanha os casos.
Conforme explicado pelo delegado de Alto Alegre, Wesley Costa Oliveira, a relação com o aumento de crimes contra menores, traz a preocupação com a segurança das crianças no município.
O delegado também disse que crimes que envolvem abuso sexuais contra menores 14 anos, são mais difíceis de combater porque os suspeitos na maioria das vezes, fazem parte do ambiente familiar das vítimas.
“Por isso, é importante a denúncia para que possamos agir”, disse Wesley.
Casos no município
Ainda de acordo com a Civil, em um dos casos, durante uma ação social, uma mãe abordou a assistente social para contar que a filha de 6 anos estava sendo abusada pelo pai.
No relato à assistente social, a mulher também disse que presenciou o suspeito tentando abusar da menina por duas vezes. Ela ainda pediu para que o homem fosse embora de casa, no entanto, a mulher sofria ameaças de morte pelo suspeito.
A policia retirou da casa a mãe da menina e mais três crianças. Conforme a Civil, os abusos ocorriam quando a mulher não estava na residência. O suspeito ainda cometia o crime na frente dos irmãos da vítima.
O homem ainda negou o crime, no entanto, ele foi indiciado e preso.
Outro Caso
Outro caso envolvendo abuso de menores, ocorreu no ano de 2017. A denúncia ocorreu por meio do Conselho Tutelar.
Conforme o delegado Wesley, duas alunas, sendo uma delas de 5 anos, estavam voltando para casa. Elas utilizavam o transporte escolar municipal.
O ônibus então quebrou e o motorista do veículo permitiu que alguns dos alunos fossem para casa caminhando e que as duas meninas ficassem com ele até às 18h.
A mãe no entanto, percebeu que as meninas não haviam retornado até 12h, e saiu para procurá-las e as encontrou na casa do motorista.
Ainda de acordo com o delegado, o motorista havia pedido para uma das meninas brincar fora da casa enquanto ele aliciava a menor de 5.
O suspeito foi interrogado e indiciado por estupro de vulnerável.
“É importante esclarecer, que pela Lei, não é preciso que haja a consumação do fato, que haja a conjunção carnal, para caracterizar o estupro, o beijo, o toque nas partes íntimas por si só, já caracterizam o crime.” Explicou o delegado.
Fonte: Da redação