Polícia

Empresário denuncia fiscais e policiais por afundar flutuante no Baixo Rio Branco

O empresário Jucelino Prado denunciou à reportagem que uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa) apreendeu e afundou o flutuante com equipamentos alugados por ele. A embarcação é avaliada em R$ 1,5 milhão.

O caso ocorreu nesse domingo (21), em Caracaraí, Sul de Roraima, na região do Baixo Rio Branco. Jucelino registrou ontem (23) um boletim de ocorrência contra a Cipa e também contra a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) por participar da ação. Ele alega que sofre perseguição dos órgãos.

“Não estava utilizando o flutuante. Ele estava ancorado às margens do Rio Branco. No dia seguinte meu funcionário avisou que tinham levado a embarcação. Depois descobri que a Cipa levou o flutuante e afundou ele, pois o rebocaram em transporte de balsa, o que não é o correto”, disse.

Além disso, o empresário informou que não recebeu notificação dos órgãos sobre a apreensão do flutuante.  

De acordo com o advogado Rony Peterson, proprietário da embarcação e sócio de Jucelino, eles devem entrar com ação judicial contra os órgãos.

“Eles pegaram a embarcação parada. Ele não tinha problemas e veio de Manaus para Roraima. Por isso, vamos tomar as providências legais”, afirma.

Perseguição

Conforme Jucelino, esta não é a primeira vez que situações como esta ocorrem. O empresário atua com pesca esportiva no Baixo Rio Branco há 21 anos. Por isso, a cada quatro anos ele renova a licença para trabalhar na região.

Mas, há seis meses a Femarh disse que perdeu o processo que autoriza a operação da empresa dele no local. Por causa do transtorno, o empresário precisou refazer a documentação.

Depois disso, o processo foi novamente aceito pela Fermarh e assinado pelo diretor de Licenciamento do órgão, Rogério Martins. Contudo, o então presidente, Ionilson Sampaio, se negou a assinar o documento.

O empresário também denunciou que um fiscal da Femarh o abordou dentro da feira do produtor em Boa Vista e o ameaçou.

“A perseguição nunca parou.  Estou trabalhando no local porque preciso. Eles retornaram ao meu local de trabalho e me aplicaram multa de R$ 300 mil, sem que eu estivesse presente ou assinasse qualquer documento. Por isso, entrei na Justiça e espero que a situação seja resolvida”.

Flutuante regularizado

Parte interna do flutuante apreendido pela Cipa – Foto: Arquivo pessoal

Jucelino afirma que o flutuante foi comprado recentemente e que possui registro da Agência Fluvial de Caracaraí, subordinada à Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental.

Com isso, ele relata que a embarcação estava regularizada e que pode atuar por 5 anos na região, desde o dia 1º deste mês.

“Deixei o flutuante no local com todo equipamento dentro, tudo novo, sem utilizar para evitar conflitos. Mas tenho como provar que o flutuante está regularizado. Ele tem registro da capitania que é um órgão rígido e me deram autorização”.

Dessa forma, Jucelino pede esclarecimentos da Cipa e da Femarh sobre a situação.

“Eles estão praticamente acusando a Capitania de fornecer documentação ilegal para o flutuante. Pois eles alegam que a embarcação estava em péssimas condições. O barco é de alumínio e não tem como está em péssimas condições. Eles que são péssimas pessoas para fazer esse tipo de ação”, lamenta.

Outro lado

A Femarh informou em nota que apreendeu a embarcação junto com a Cipa por estar sem licenciamento ambiental e sem alvará.
 
Disse ainda que a embarcação estava sendo conduzida para Caracaraí quando, por conta das péssimas condições de estrutura naufragou.
 
A Fundação garantiu que havia notificado a empresa e o proprietário para regularizarem a situação junto aos órgãos de controle. E que por terem ignorado as multas e os embargos, motivou a apreensão.
 
Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima irá fazer a retirada da embarcação da água.

Fonte: Da Redação

Yara Walker

Recent Posts

Uerr promove Olimpíada Roraimense de Filosofia

Evento ocorre em duas etapas nos meses de maio e junho, com a participação de…

12 horas ago

Ministério da Saúde vai disponibilizar novo tratamento contra malária para crianças

Nova estratégia consiste em tratamento oral do medicamento artesunato + mefloquina por três dias em…

13 horas ago

Duas pessoas são presas e 2,5 kg de drogas são apreendidas durante operação em Boa Vista

Principal investigada, uma jovem de 27 anos, assumiu os 'negócios' do marido após ele ter…

14 horas ago

Motociclista é preso com documento falso na BR-432, no Cantá

PRF também apreendeu uma arma carregada com munições com um motorista

15 horas ago

Ouvidores da região Norte discutem propostas em encontro em Boa Vista para criação de sistema nacional da assistência social

Encontro teve início na quinta-feira, (25). Temas como a importância da compreensão de um olhar…

15 horas ago

Vila Olímpica sedia final da Copa Boa Vista de Futebol Master neste sábado (27)

Evento esportivo acontece a partir das 16h30

16 horas ago