Polícia

Golpistas alugam carro em Manaus e vendem em Boa Vista com contrato falso

A PCRR (Polícia Civil de Roraima) desarticulou um esquema de estelionato e apropriação indébita ao recuperar, nesta segunda-feira, dia 23, um carro modelo VW/Gol, de cor preta, que havia sido alugado em Manaus e repassado irregularmente a terceiros em Boa Vista.

A ação ocorreu por meio da DRRFVAT (Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores).

O delegado titular da unidade, Leonardo Michell Silva dos Santos, detalhou todo o caminho investigativo da operação. Conforme o delegado, o veículo foi repassado por contrato falso e mantido, mesmo após alerta sobre propriedade ilegítima. A ação rápida da DRRFVAT, segundo ele, garantiu a recuperação e a investigação segue para responsabilizar envolvidos

“O caso chamou atenção pela complexidade e pelo uso de documentos falsos para encobrir a fraude. Foi uma atuação técnica, precisa e com agilidade por parte da nossa equipe”, afirmou o delegado.

Denúncia da locadora

O início das investigações se deu após uma notícia-crime apresentada pela empresa A. S. Representação e Serviços de Locação LTDA, sediada em Manaus. Em julho de 2023, um indivíduo identificado como M.A.F.R., de 50 anos, alugou o carro por cinco meses, mediante caução e diárias pagas inicialmente.

Depois de alguns dias, o locatário sumiu. Parou de pagar, não atendeu mais a empresa e desapareceu com o veículo. A locadora então começou a monitorar por conta própria e descobriu que o carro estava em Boa Vista”, explicou Leonardo Michell.

Contrato falso

Desse modo, representantes da empresa vieram até Roraima e constataram que o automóvel estava com um segundo envolvido, J.A.A.S., de 29 anos. Ele criou um contrato falso de venda e entregou o carro a Y.A.D.R., de 42 anos, que passou a utilizá-lo com sua companheira, F.M.R.S., de 29 anos.

Conforme o delegado, estava ciente da verdadeira propriedade do bem. E mesmo diante da apresentação de documentos oficiais, recusou-se a devolver o veículo à locadora.

Mandado judicial e ação rápida

Diante da gravidade dos fatos, o delegado Leonardo Michell então representou na Justiça pelo mandado de busca e apreensão do veículo. O Ministério Público acatou o pedido e a 1ª Vara Criminal de Boa Vista deferiu.

“Consideramos o risco real de o veículo ser levado para fora do país, já que os possuidores são estrangeiros e Boa Vista faz fronteira com dois países. Agimos rápido para evitar a perda do bem”, destacou.

Com o mandado em mãos, os agentes da DRRFVAT localizaram o veículo no bairro Treze de Setembro, zona Sul da capital, e, assim, fizeram a apreensão sem incidentes.

Inquérito vai apurar crimes conexos

De acordo com o delegado, o carro passará por perícia para verificar possíveis adulterações e, em seguida, será restituído à empresa proprietária. Contudo, o inquérito segue em andamento.

“O inquérito policial segue em andamento para detalhar todas as condutas praticadas e concluir a responsabilização penal de todos os envolvidos, que poderão responder por crimes como estelionato, apropriação indébita, falsidade ideológica e receptação. Vamos aprofundar a apuração para responsabilizar cada um conforme sua participação no esquema”, concluiu o delegado Leonardo Michell.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Inscrições na residência em Medicina Veterinária seguem até 2 de fevereiro

Vagas são distribuídas nos seis programas de residência

9 horas ago

Empretec abre inscrições em Boa Vista para nova turma de desenvolvimento empreendedor

Seminário é voltado para quem deseja empreender, já possui negócio ou busca melhorar a gestão

10 horas ago

É falso que beneficiários do Bolsa Família serão impedidos de sacar em dinheiro

Serviço de checagem Senado Verifica alerta para boato sobre mudanças no programa Bolsa Família

11 horas ago

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país

Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza

12 horas ago

Prefeitura de Bonfim rescinde contrato milionário com construtora após investigação do TCE-RR

Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…

13 horas ago

Prefeitura entrega escola no bairro Araceli, com oferta de 840 novas vagas

Nova fase da educação municipal inclui mais unidades de ensino, mais vagas e transporte modernizado

13 horas ago