Polícia

Guardiões do Bioma: operação apreende mais de 23 toneladas de minério, 36 aeronaves e prende 25 pessoas na Terra Yanomami

A operação Guardiões do Bioma – Terras Indígenas que atuou entre 5 de julho a 7 de agosto no combate ao garimpo ilegal e ilícitos ambientais na Terra Indígena Yanomami, em Roraima resultou no desmonte de organizações criminosas.

A operação foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) e teve a participação de 12 instituições federais.

Resultados da operação

Por meio da ação, os agentes apreenderam 23,9 toneladas cassiterita, ouro e mercúrio, 36 aeronaves, destruídas ou interditadas.

Além disso, a Polícia Federal (PF) apreendeu 15,6 mil litros de combustíveis, 119 munições e prendeu 25 pessoas. Também lavrou 115 autos de infração e foram realizados 712 atendimentos de saúde à população indígena. 

A iniciativa contou ainda com a fiscalização de aeródromos, pistas de pouso, aeroportos, pontos de abastecimento e aeronaves, bem como o bloqueios fluvial e rodoviário, monitoramento de hectares, destruição de motores, geradores e esteiras, além de medidas administrativas.

Por falta de autorização, a PF interditou três tanques com capacidade para 15 mil litros e suspendeu a habilitação de voo para sete pessoas.

Indicadores 2021

As ações repressivas da Terra Indígena Yanomami durante a primeira fase da Operação em 2021 resultou na apreensão de 89 aeronaves e uma de asa rotativa, bem como 10 motores de popa, 17 veículos, dois geradores, nove armas, 17,8 mil litros de combustíveis

Além disso, a PF apreendeu 9,8 mil kg de minério, 850 munições, nove embarcações do tipo voadeira, entre outras. Também houve fiscalização de 182 aeronaves, 87 pistas de pouso e 135 postos de revenda, interdição de 22 postos de combustíveis e 14 aeronaves.

Do mesmo modo, a corporação ainda inutilizou quatro tratores, 10 balsas, 91 motores, 11 veículos, 22 aeronaves e 88,5 mil litros de combustíveis. Também suspendeu 15 aeronaves e realizou 34 autos de infração.

Combate ao crime

De acordo com o secretário de Operações da Seop, Alfredo Carrijo,a queda em alguns indicadores de 2022 é reflexo do enfraquecimento de ilícitos ambientais na TIY, que ocorreu na primeira edição da operação em 2021. Foram 30 dias de atuação para preservar a terra indígena e impedir a invasão de criminosos. 

No ano passado, a PF apreendeu 90 aeronaves e destruiu 22. Segundo Alfredo, isso impactou diretamente na atuação dos criminosos porque o modal aéreo é o principal meio para a logística de ilícitos como a atividade garimpeira. 

Ainda conforme o secretário, a tendência é a redução dos indicadores a cada ano até não restar mais apreensões ou inutilizações de veículos. Assim como aconteceu em 2022 com a apreensão e destruição de 36 aeronaves.

O monitoramento do garimpo ilegal e de ilícitos ambientais na região é permanente e acontece o ano inteiro. Uma vez identificadas as ações criminosas, o Ministério da Justiça e Segurança Pública reúne diversas instituições federais.

Assim, compõem a Operação Guardiões do Bioma para que atuem dentro de suas atribuições,  sufocando a logística das organizações criminosas.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

Autorização foi feita hoje na composição das vacinas Spikevax

10 horas ago

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE

13 horas ago

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023

15 horas ago

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

Medida proíbe uso do produto para fins estéticos

15 horas ago

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações

16 horas ago

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

1 dia ago