A Polícia Militar de Roraima (PMRR) divulgou balanço de prisões, apreensões, capturas, entre outros ocorridos no interior no 1º semestre desse ano. Os números mostram alto índice de criminalidade nos municípios.
O cálculo levou em conta os relatórios de ocorrências policiais atendidas em todo o interior do estado por meio das seis Companhias Independentes de Policiamento de Fronteira (Cipfron).
Dessa forma os policiais capturaram 45 foragidos e prenderam 236 pessoas em flagrante. Além disso, conduziram 733pessoas para as delegacias de polícia. Do mesmo modo, tiraram 105 armas de circulação, sendo 34 armas de fogo e 71 armas brancas, mais 152 munições de diversos calibres.
Conforme a PMRR, ao longo dos seis primeiros meses deste ano, foram lavrados 1.185 Relatórios de Ocorrência Policial (ROP). Foram registrados também 23 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO).
Drogas apreendidas e veículos recuperados no interior
A circulação de drogas também registrou números altos no interior de Roraima. Seno assim, as companhia apreenderam 298 invólucros de substâncias entorpecentes, sendo 110 de cocaína, 145 de maconha e 43 de Skunk.
Os agentes recuperaram ainda 24 veículos com restrição de roubo e/ou furto e apreendeu outros 54 por irregularidades.
Anuário de Segurança Pública
No fim de junho, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgou que Roraima é o 5º estado mais violento do país. O número de casos de mortes violentas registrados em Roraima em 2021, por exemplo, foi de 232. Comparando com 2020, o número é 5,8% maior.
Ao contrário de Roraima, os índices de mortes violentas no Brasil caiu 6,5% em relação ao ano anterior, registrando quase 3 mil mortes a menos. O anuário colhe os dados com as Secretarias Estaduais de Segurança Pública e/ou Defesa Civil.
Conforme o relatório Roraima também é o pior país quando se trata de fornecimento de informações. Assim, o estado ficou em 27º lugar em dados estatísticos.
Roubos e furtos em alta
Segundo dados do Anuário, o número de furtos e roubos em Roraima também subiu em 2021. Nessa categoria, o fórum avalia o número de furtos e roubos de veículos, celulares, estabelecimentos comerciais, residências, transeuntes, cargas e instituições financeiras.
O número de roubos de celulares em 2021 foi de 1072, apresentando um crescimento de 111,8% em relação ao ano anterior. Desse modo, estima-se que foram registrados 164,2 furtos para cada 100 mil habitantes.
Somados, o número de furtos e roubos de celulares em Roraima totalizam 2.217, um crescimento de 67,7%, se comparado a 2020.
O anuário também apresentou o número de roubos a estabelecimentos comerciais, que em Roraima, totalizaram 314 caso. Por outro lado, roubos a residências totalizaram 696 casos. Por fim, o número de roubo a transeuntes foi de 2.002 casos.
Ao todo, os roubos listados acima, totalizam 3.506 casos, com um crescimento de 19,1%, se comparados com o ano anterior.
Fonte: Da Redação