Operação Catrimani II inutiliza maquinário utilizado no garimpo ilegal em Terra Indígena Yanomami

Ação ocorreu no Alto Uraricoera, região de garimpo conhecido como “Pé da Cachoeira”

Operação Catrimani II inutiliza maquinário utilizado no garimpo ilegal em Terra Indígena Yanomami
Foto: Reprodução

A Operação Catrimani II inutilizou maquinário em uso no garimpo ilegal no Alto Uraricoera, na região de garimpo conhecido como “Pé da Cachoeira”, entre os dias 4 e 6 de fevereiro.

Com o objetivo de debilitar a capacidade logística da mineração ilegal atuante na Terra Indígena Yanomami, as equipes partiram de Boa Vista em direção a locais que interligam as áreas de garimpo.

Durante a operação, os 10 militares do efetivo inutilizaram três motores, uma maraca, uma lixadeira, uma máquina de solda e dois motores de barco utilizados para transporte. A missão teve início após o deslocamento aéreo, quando os militares desembarcaram da aeronave e iniciaram o vasculhamento da região à pé.

Operação Catrimani II

A Operação Catrimani II é uma ação conjunta entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas. Isso, em coordenação com a Casa de Governo no Estado de Roraima. Portanto, é um cumprimento à Portaria GM-MD N° 5.831, de 20 de dezembro de 2024. Dessa forma, age de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais na TIY.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x