Polícia Civil de RR apreende 3 mil testes de Covid desviados do Amazonas

Material foi apreendido no Jundiá e polícia desconfia que seria comprado por clínicas particulares de Roraima

Polícia Civil de RR apreende 3 mil testes de Covid desviados do Amazonas
Foi feito o contato com o Amazonas para devolução da mercadoria à rede pública. Foto: PCRR

A Polícia Civil de Roraima (PCRR) apreendeu três mil testes rápidos de Covid-19 desviados do Amazonas. Os agentes confirmaram somente nesta segunda-feira (24) que o desvio da rede pública do estado vizinho.

No entanto, a Polícia Civil chegou a apreender o material na sexta-feira (21). Os policiais encontraram os testes durante uma fiscalização no Posto do Jundiá. Os testes estavam em furgão que vinha do Amazonas.

De acordo com a titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra Administração Pública, Magnólia Soares, os policiais pediram a nota fiscal, mas o motorista não apresentou e chegou a dizer a carga era uma doação da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas para a Secretaria de Saúde de Roraima (Sesau).

Dessa forma, os agentes fizeram contato com a Sesau e constataram que o estado não tinha conhecimento da doação. Logo, os agentes desconfiaram do transporte irregular.

“O motorista não apresentou a nota à equipe e afirmou não ter passado pela fiscalização no posto da Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda). Os policiais então, conduziram o motorista e o carro até o posto”, contou Magnólia.

Houve, então, uma autuação pela Sefaz e a carga ficou retida. Em seguida, no sábado (22), um empresário pagou uma guia de imposto referente ao material. A ação deixou os agentes em alerta novamente.

“Quando nós tomamos conhecimento dessa liberação, empreendemos novas diligências. Também conseguimos reter novamente a mercadoria já aqui em Boa Vista”, relatou Magnólia Soares.

A ação na capital contou, ainda, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Os policiais encaminharam todos os envolvidos para a Central de Flagrantes.

Material desviado

Os testes desviados pertencem a rede pública do Amazonas, conforme a investigação da Polícia Civil. Segundo apurado pelos policiais, provavelmente, clínicas e laboratórios particulares de Roraima comprariam os testes desviados.

Após a apreensão e confirmação do desvio, a Civil fez contato com o governo do Amazonas para devolver os testes. Ainda de acordo com a delegada, os agentes continuarão investigando o suposto crime fiscal

Enquanto no Amazonas, investigarão o possível crime de peculato com a participação de um empresário de Roraima.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x