Polícia

Polícia Civil de São Paulo investiga organização suspeita de fraudes eletrônicas e lavagem de dinheiro em Roraima

A Polícia Civil de São Paulo (PCSP) deflagrou a ‘Operação Bull Trap’, nesta terça-feira, 29, para cumprir quatro mandados em Roraima e outros estados para investigar suspeitas de uma organização criminosa voltada à prática de fraudes eletrônicas e lavagem de dinheiro.

Houve o cumprimento de mandados em três residências, nos bairros Caçari e Paraviana e em uma empresa, localizada no bairro Calungá. A equipe apreendeu dispositivos eletrônicos, documentos e um veículo RAM 1500. Ninguém foi preso.

O Departamento Estadual de Investigações Criminais de São Paulo (Deic) é quem está à frente da operação. E, desse modo, conta com o apoio da Polícia Civil de Roraima (PCRR).

As investigações

A investigação teve início a partir de um Boletim de Ocorrência registrado na região do Vale do Paraíba (SP), envolvendo então um golpe de estelionato que causou prejuízos significativos à vítima. Conforme as investigações, a fraude consistia em um esquema de falso investimento com características de pirâmide financeira.

Os agentes identificaram centenas de vítimas que depositavam valores com a promessa de retorno financeiro, o que jamais aconteceu.

Alvos em Boa Vista

Como resultado, dois dos alvos residem em Boa Vista. Os suspeitos têm 34 e 36 anos, são irmãos e sócios-proprietários de uma empresa de exportação de alimentos. Eles estariam ligados ao recebimento de aproximadamente R$ 10 milhões em apenas dois meses. Valores que, de acordo com a investigação, não condizem com a atividade econômica declarada da empresa.

Esses valores eram recebidos por empresas em nome de pessoas, assim popularmente conhecidas como “laranjas”. Essas pessoas (muitas delas) estavam em situação de vulnerabilidade, como por exemplo, usuários de drogas e moradores de rua.

Com apoio de relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), foi possível mapear o fluxo financeiro que pulverizava os recursos em várias camadas até chegar aos destinatários finais.

Ação conta com apoio da Polícia Civil de Roraima – Foto: Divulgação

Início

A primeira fase da operação foi em São Paulo; a segunda, ainda na mesma semana, em Minas Gerais — nas cidades de Juiz de Fora e Sete Lagoas. Agora, na terceira fase, a operação se estendeu a Roraima.

Com autorização judicial para o bloqueio de mais de 1.1 Bilhão de Reais em bens e valores dos investigados, a Operação Bull Trap segue em andamento e reforça a integração entre as Polícias Civis dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Roraima no combate ao crime organizado e à lavagem de dinheiro.

“Não descartamos novos desdobramentos, inclusive em Roraima, com o possível envolvimento de outras empresas. Caso haja avanço, essas informações serão compartilhadas com a Polícia Civil local para continuidade das investigações”, completou o escrivão da PCSP, Luca Monteiro, que também é um dos coordenadores da operação.

Operação Bull Trap

Bull Trap refere-se a um movimento de alta enganoso no mercado, onde os investidores são induzidos a comprar, acreditando que uma tendência de alta está prestes a começar, mas o mercado reverte e cai. Essa armadilha causa prejuízos aos investidores que entram na posição comprada com base nesse falso sinal de alta.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

STF confirma benefício para mulheres vítimas de violência

Vítima terá manutenção do vínculo empregatício por 6 meses

27 minutos ago

Justiça condena empresário que foi flagrado com 103kg de ouro ilegal dentro de carro em Roraima

Bruno Mendes de Jesus foi preso em agosto deste ano na BR-401, em Boa Vista

45 minutos ago

Casal desaparece em Rorainópolis e carro é encontrado incendiado

Segundo a Polícia Civil, havia dois corpos carbonizados dentro do veículo, mas ainda não há…

1 hora ago

Blitz alerta motoristas sobre direção responsável nas festas de fim de ano em Boa Vista

Ação faz parte da campanha preventiva iniciada no último domingo, 14

1 hora ago

Bandeiras tarifárias começam a valer dia 1º janeiro; saiba como vai funcionar

Roraima Energia explica que as bandeiras tarifárias funcionam como um "semáforo" que indica se a…

2 horas ago

Mais de 600 mil professores da educação básica deixarão de pagar Imposto de Renda

Estudo mostra que, com o aumento da faixa de isenção para quem ganha até R$…

3 horas ago