Operação da PF na Femarh - Foto: Divulgação
A Polícia Federal (PF) cumpriu mandado de busca e apreensão na Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) na manhã desta segunda-feira, 8.
A ação faz parte da Operação Ouro Negro, deflagrada para combater esquema de licenças ambientais e o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.
A reportagem do Roraima em Tempo apurou que uma analista ambiental da Fundação seguiu para prestar depoimento na sede da Polícia Federal em Boa Vista.
Em nota, a Femarh disse que foram e sempre serão esclarecidas as informações necessárias no âmbito do inquérito em questão, em função da total transparência como o órgão conduz seus atos.
Disse ainda que não houve qualquer apreensão ou condução de servidores. Conforme a nota, a PF realizou apenas a coleta de informações solicitadas.
E, por fim, afirmou que estará sempre à disposição dos órgãos de fiscalização e controle, e reafirmou o compromisso com a transparência, verdade e legalidade na proteção do meio ambiente.
De acordo com a PF, a perícia apontou irregularidades em processos ambientais usados para “esquentar” o minério. As investigações então identificaram um esquema de facilitação na emissão de licenças, com o objetivo de legalizar a extração ilegal.
A PF cumpre 13 mandados de busca e apreensão em Roraima, Amazonas, São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, a Justiça autorizou o bloqueio de valores superiores a R$ 265 milhões e suspensão de atividades econômicas de empresas envolvidas.
A ação integra a Operação Libertação, em cumprimento à decisão do STF na ADPF 709, que determina medidas para a desintrusão da Terra Yanomami.
Fonte: Da Redação
Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais
Criança contou para a psicóloga do abrigo que o idoso teria tocado em sua parte…
Suspeitou relatou à PM que apenas se defendeu da mulher da qual, segundo ele, está…
Suspeito fugiu do local após desferir diversos golpes de faca
Elvis Rafael Salcedo Gonzalez, de 25 anos, tinha acabado de sair do sistema prisional quando…
Apostas podem ser feitas até as 20h30, horário de Brasília