Foto: Divulgação/Agência Gov
Durante uma operação realizada neste domingo, 2, no Amazonas, a Força Aérea Brasileira (FAB), e a Polícia Federal (PF), interceptaram uma aeronave que entrou clandestinamente no espaço aéreo brasileiro vinda do Peru. A ação ocorreu sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e resultou na apreensão de aproximadamente 500 quilos de drogas (maconha e haxixe).
A aeronave, modelo EMB-810 Seneca, matrícula PT-FRU, acabou sendo detectada pelos radares do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA) ao ingressar no espaço aéreo nacional. Conforme a FAB, usaram aeronaves A-29 Super Tucano, E-99 e H-60 Black Hawk. Ainda de acordo, usaram plataformas orbitais (satélites) para obtenção de informações de inteligência.
A interceptação ocorreu por volta das 10h. Após ordenado o pouso obrigatório, a aeronave realizou um pouso forçado em uma pista de terra, a cerca de 80 quilômetros de Manaus (AM). E, com isso, colidindo com algumas árvores.
Logo após a aterrissagem, os pilotos incendiaram a aeronave e fugiram do local. A Polícia Federal avalia que aproximadamente 500 quilos de drogas foram incinerados junto com os destroços do avião.
Essa ação faz parte da Operação Ostium, que integra o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), com o objetivo de sufocar atividades criminosas na fronteira. A operação ocorre em cooperação entre a FAB e órgãos de segurança pública (OSP), conforme estabelece o Decreto nº 5.144, de 16 de julho de 2004.
Fonte: Da Redação
Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais
Criança contou para a psicóloga do abrigo que o idoso teria tocado em sua parte…
Suspeitou relatou à PM que apenas se defendeu da mulher da qual, segundo ele, está…
Suspeito fugiu do local após desferir diversos golpes de faca
Elvis Rafael Salcedo Gonzalez, de 25 anos, tinha acabado de sair do sistema prisional quando…
Apostas podem ser feitas até as 20h30, horário de Brasília