Um problema envolvendo o furto de energia em uma residência localizada na avenida Pedro Rodrigues, no bairro Mecejana, resultou na prisão em flagrante do servidor público F. G. P., por furto qualificado de energia, na manhã desta sexta-feira, dia 31.
Agentes da Polícia Civil de Roraima (PCRR) que atuam na Delegacia de Repressão a Crimes contra a Administração Pública (DRCAP) efetuaram a prisão.
De acordo com informações da delegada titular da DRCAP, Magnólia Soares, desde o ano de 2019, funcionários da empresa de energia enfrentam problema na casa de um consumidor. Eles vão na residência, e tentam autuar para regularizar a energia. No entanto, não conseguem.
Ainda conforme a delegada, no ano de 2019 foi regularizada a situação. Mas em seguida o homem instalou um “gato” para furtar a energia e colocou um cadeado no medidor. Assim, impedia que a empresa fizesse a vistoria.
“Os anos foram passando, a empresa vinha tentando resolver a situação. Mas ele jogava água na equipe, ovo na equipe. E na semana passada, a Roraima Energia protocolou um documento solicitando o apoio para que fosse investigada tal conduta, inclusive com fotos. Pois o gato que ele faz é visível para todos. Ele coloca um cano, faz um gancho, danifica a rede de energia que atende a todo o bairro Mecejana, coloca esse gancho na rede elétrica e desvia a energia para sua residência”, detalhou a delegada.
A delegada informou que, após a comunicação por parte da empresa de energia, a PCRR passou a monitorar o local.
“Na semana passada, após mais um prejuízo causado pela rede de energia, a empresa foi lá e fez todo um recapeamento na rede. Mas, no dia seguinte, novamente a rede estava danificada e o gato de energia instalado novamente. Hoje os policiais foram lá e constataram que estava novamente ocorrendo o furto de energia e ele foi abordado”, disse a delegada.
Os agentes identificaram que no local há nove apartamentos com centrais de ar, geladeiras, ventiladores, máquinas de lavar, etc.
“Os moradores dos apartamentos são todos venezuelanos. E, ao serem abordados, disseram que eram visitas ou que estavam de passagem no local, inclusive ele. A conta de energia está em nome do pai dele, que está morto desde o ano de 2012. Ele se esconde por trás disso, manteve o imóvel no nome do pai. Quando a empresa autua, essa autuação é em nome do pai dele. Hoje ele tentou fazer isso de novo, mas não deu certo”, detalhou.
O homem foi preso em flagrante e conduzido á sede da DRCAP, na cidade da Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante por crime de furto qualificado, que é inafiançável. Ele seguirá para a Custódia da Polícia Civil, onde passará por audiência de custódia neste sábado (1º).
A delegada informou ainda que os policiais detectaram vários gatos no interior da residência e nos apartamentos. Técnicos os desinstalaram após serem submetidos à perícia pelo Instituto de Criminalística Perito Dimas Almeida (ICPDA).
“Quem paga essa energia desviada é o cidadão. Ele faz uso de artefatos, faz escalada, inclusive um perigo para a própria vida dele. Esses ganchos que ele coloca na rede, superaquecem a rede, correndo o risco de curto circuito com fogo, na rede toda do bairro e não somente para a residência dele. Fazemos um alerta para aqueles que cometem esse tipo de ilícito, principalmente noturno. Pois corre o risco de acordar com um incêndio em sua casa ou até mesmo com a Polícia na porta”, asseverou.
Fonte: Da Redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido