O prefeito de Alto Alegre, Pedro Henrique Machado (PSD) é considerado foragido da Polícia Federal (PF). Contra ele, há um mandado de prisão em aberto expedido pela Justiça Federal.
A PF investiga Pedro Henrique na operação “Leviatã”. Ele é suspeito de participar de esquema de fraude em licitações, pagamentos de propinas e lavagem de dinheiro.
As investigações iniciaram com análise de materiais apreendidos em outra operação da PF. Na ocasião, as equipes encontraram um diálogo entre o prefeito e um empresário. No conteúdo da conversa, eles falavam sobre a contratação de uma empresa para serviços de engenharia para a Prefeitura de Alto Alegre.
Conforme a Polícia Federal, há indícios de que a organização criminosa tentaria obter propinas em troca do direcionamento de procedimentos licitatórios. A corporação investiga processos de contratação de serviços relacionados à iluminação pública, assim como de obras de asfaltamento e pavimentação.
Ainda de acordo com a PF, os valores dos contratos firmados com as empresas investigadas alcançam aproximadamente R$ 60 milhões.
Para dissimular os pagamentos das propinas, o grupo investigado envolveria empresas intermediárias. Essas, por meio de simulação de venda de mercarias, faria o dinheiro chegar até Pedro Henrique, sem que fosse possível identificar a origem do montante. Isso mediante emissão de notas fiscais “frias”, assim como utilização de contas de “laranjas”.
Fonte: Da Redação