Polícia

Sistema de satélites que monitora Terra Yanomami não identifica novas áreas de garimpo há mais de um mês

A Polícia Federal (PF) informou nesta terça-feira (20) que a última nova área de garimpo ilegal identificada na Terra Indígena Yanomami pelos sistemas de satélites que monitoram a região ocorreu no dia 6 de maio, com menos de três meses desde o início da Operação Libertação, deflagrada em 2 de fevereiro.

Esta é a primeira vez, desde o início deste tipo de monitoramento, em agosto de 2020, que se observa a ausência de alertas de garimpos por um período tão longo de tempo.

Tais resultados indicam que, pela primeira vez nos últimos anos, não houve novas áreas de garimpo ilegal sendo exploradas. O fato perdura por 33 dias, até a data de pesquisa final, dia 8 de junho. As imagens de satélite são processadas diariamente e consolidadas a cada sete dias.

Nova fase contra o garimpo na Terra Yanomami

Após a drástica redução do surgimento de novas áreas de garimpo na região, que avançava com a identificação de 538 alertas nos meses de abril e maio do ano passado e apenas 33 no mesmo período deste ano, a Operação Libertação inicia uma nova fase de atuação na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. O foco agora é ocupar áreas dentro da reserva para assegurar a retomada da normalização da prestação de serviços básicos aos Yanomami.

A PF também dará ênfase ao ataque pontual nas áreas em que ainda há criminosos remanescentes. O foco então é consolidar prisão àqueles que se recusam a sair voluntariamente da área.

Coordena a Operação Libertação a PF, Exército, Força Aérea, Marinha, bem como Força Nacional, Funai, Ibama e PRF. Além do apoio prestado no contexto da Operação Libertação, as agências envolvidas seguem com o cumprimento de suas atribuições na região.

Atualmente, há mais de 80 procedimentos investigativos em andamento derivados das atividades da Operação Libertação. Esses apuram crimes nas mais diversas áreas, desde lavagem de capitais e mineração ilegal até o tráfico de pessoas.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

View Comments

  • Pois sim no mato grosso área de garimpo Pantanal cidade de poconé praticamente dentro do Pantanal o garimpo prevalece o satélite não consegue mas ver só ver tudo turvo até o Google tá envolvido será?

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

12 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

14 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

15 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

16 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

16 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

18 horas ago