Polícia

Sistema de satélites que monitora Terra Yanomami não identifica novas áreas de garimpo há mais de um mês

A Polícia Federal (PF) informou nesta terça-feira (20) que a última nova área de garimpo ilegal identificada na Terra Indígena Yanomami pelos sistemas de satélites que monitoram a região ocorreu no dia 6 de maio, com menos de três meses desde o início da Operação Libertação, deflagrada em 2 de fevereiro.

Esta é a primeira vez, desde o início deste tipo de monitoramento, em agosto de 2020, que se observa a ausência de alertas de garimpos por um período tão longo de tempo.

Tais resultados indicam que, pela primeira vez nos últimos anos, não houve novas áreas de garimpo ilegal sendo exploradas. O fato perdura por 33 dias, até a data de pesquisa final, dia 8 de junho. As imagens de satélite são processadas diariamente e consolidadas a cada sete dias.

Nova fase contra o garimpo na Terra Yanomami

Após a drástica redução do surgimento de novas áreas de garimpo na região, que avançava com a identificação de 538 alertas nos meses de abril e maio do ano passado e apenas 33 no mesmo período deste ano, a Operação Libertação inicia uma nova fase de atuação na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. O foco agora é ocupar áreas dentro da reserva para assegurar a retomada da normalização da prestação de serviços básicos aos Yanomami.

A PF também dará ênfase ao ataque pontual nas áreas em que ainda há criminosos remanescentes. O foco então é consolidar prisão àqueles que se recusam a sair voluntariamente da área.

Coordena a Operação Libertação a PF, Exército, Força Aérea, Marinha, bem como Força Nacional, Funai, Ibama e PRF. Além do apoio prestado no contexto da Operação Libertação, as agências envolvidas seguem com o cumprimento de suas atribuições na região.

Atualmente, há mais de 80 procedimentos investigativos em andamento derivados das atividades da Operação Libertação. Esses apuram crimes nas mais diversas áreas, desde lavagem de capitais e mineração ilegal até o tráfico de pessoas.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

View Comments

  • Pois sim no mato grosso área de garimpo Pantanal cidade de poconé praticamente dentro do Pantanal o garimpo prevalece o satélite não consegue mas ver só ver tudo turvo até o Google tá envolvido será?

Recent Posts

Jovem furta casa de idosos duas vezes em menos de cinco dias e acaba preso em Boa Vista

Suspeito chegou a ser identificado na primeira vez, mas passou a responder em liberdade porque…

15 minutos ago

Justiça reconhece que reajuste de 23,77% aplicado pela Caer em 2024 foi abusivo e obriga empresa a restituir consumidores

Valores cobrados em excesso devem ser devolvidos por meio de compensação em faturas futuras

56 minutos ago

Sine: veja as mais de 123 oportunidades de emprego para esta terça-feira, 16

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

2 horas ago

Nunes Marques pede mais 30 dias para analisar processo de cassação do governador de Roraima

Processo está parado desde o dia 11 de novembro, quando o ministro fez o segundo…

11 horas ago

Roraima reúne agricultores e movimentos sociais para debater o futuro do campo

Com o tema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, o evento acontece…

15 horas ago

Paciente com doença renal denuncia cancelamento do TFD

Conforme relato, José de Sousa, chegou a viajar para Porto Alegre, no entanto, precisou retornar…

15 horas ago